Buscar

5. Qual a importância do Ciclo de Cori no metabolismo energético celular?

Essa pergunta também está no material:

metabolismo energetico I
3 pág.

Bioquímica I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Ciclo de Cori é um processo metabólico que ocorre no organismo para a produção e utilização de energia durante exercícios intensos. Ele desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de glicose no sangue e na produção de energia nas células musculares. Durante exercícios intensos, o metabolismo anaeróbico gera energia através da glicólise, que converte glicose em ácido lático. O ácido lático é então convertido em lactato, que é liberado nas células musculares e transportado para o fígado. No fígado, o lactato é convertido novamente em glicose através do processo conhecido como gliconeogênese. Essa glicose é liberada na corrente sanguínea e pode ser utilizada por outras células do corpo como fonte de energia. Dessa forma, o Ciclo de Cori permite que o lactato produzido durante o exercício seja convertido em glicose, que é essencial para manter os níveis de energia e evitar a fadiga muscular. Além disso, ele contribui para a regulação dos níveis de glicose no sangue, garantindo um suprimento adequado de energia para o organismo durante a atividade física intensa.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Valverde Lima

Após exercício intenso, o lactato produzido pela glicose anaeróbica no músculo esquelético retorna ao fígado para ser convertido em glicose, que por sua vez, pode retornar ao músculo onde é convertido em glicogênio pelo ciclo de Cori.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais