Buscar

É CORRETO AFIRMAR QUE A PRISÃO PREVENTIVA PODE SER DECRETADA EM QUALQUER FASE DO PROCESSO PENAL? Verdadeiro.

Essa pergunta também está no material:

LEGISLAÇÃO PENAL
2 pág.

Direito Penal I

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, é correto afirmar que a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase do processo penal. A prisão preventiva é uma medida cautelar de natureza excepcional, que tem como objetivo garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal. Ela pode ser decretada desde o início do processo até o seu encerramento, desde que presentes os requisitos legais que justifiquem a sua aplicação.

0
Dislike0
User badge image

Kalita Gewehr


Sim, é correto afirmar que a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase do processo penal, desde que preenchidos os requisitos legais estabelecidos para sua decretação. A prisão preventiva é uma medida cautelar de natureza excepcional que visa assegurar a eficácia do processo penal, proteger a ordem pública, evitar a fuga do acusado ou a prática de novos crimes, e garantir a aplicação da lei penal.

Os requisitos para a decretação da prisão preventiva podem variar de acordo com a legislação de cada país, mas geralmente incluem a existência de indícios de autoria e prova da materialidade do crime, a necessidade da medida para a investigação ou instrução criminal, e a presença de algum dos fundamentos legais, como o risco de fuga, a ameaça à ordem pública ou a conveniência da instrução criminal.

Portanto, se houver elementos que justifiquem a prisão preventiva em qualquer fase do processo penal, o juiz pode decretá-la, desde que observados os requisitos legais estabelecidos pela legislação vigente. É importante ressaltar que a prisão preventiva deve ser uma medida excepcional e proporcional, sendo sempre necessário avaliar se outras medidas cautelares menos gravosas não seriam adequadas para alcançar os mesmos objetivos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais