Buscar

Nos últimos dois séculos, o governo representativo passou por importantes modificações, especialmente durante a segunda metade do século XIX. A mud...

Nos últimos dois séculos, o governo representativo passou por importantes modificações, especialmente durante a segunda metade do século XIX. A mudança mais evidente, que mais chamou a atenção dos historiadores do governo representativo, diz respeito ao direito de voto: a propriedade e a cultura deixaram de ser representadas e o direito ao sufrágio foi ampliado. Essa mudança ocorreu paralelamente a uma outra: a emergência dos partidos de massa. O governo representativo moderno foi instalado sem a presença de partidos organizados, seguindo os exemplos das revoluções inglesa, americana e francesa” (MANIN, 1995).



Fonte: MANIN, Bernard. Metamorfoses do governo representativo. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo. n. 29, p. 5-34, 1995.



Considerando os conteúdos da Aula 1 da disciplina de Representação Política analise as asserções abaixo e assinale as que afirmam corretamente os princípios básicos de qualquer governo representativo, segundo Bernard Manin:



I. Liberdade da opinião pública.



II. Independência parcial dos representantes.



III. Eleição de representantes pelos governados.



IV. Decisões políticas tomadas sem deliberação.

Assinale a alternativa que define, corretamente, os princípios básicos do governo representativo, segundo Bernard Manin:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Bernard Manin, os princípios básicos do governo representativo são: I. Liberdade da opinião pública. II. Independência parcial dos representantes. III. Eleição de representantes pelos governados. Portanto, a alternativa correta é a que contém os itens I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais