Buscar

A personalidade dos candidatos parece ser um dos fatores essenciais na explicação dessas variações: as pessoas votam de modo diferente, de uma elei...

A personalidade dos candidatos parece ser um dos fatores essenciais na explicação dessas variações: as pessoas votam de modo diferente, de uma eleição para a outra, dependendo da personalidade dos candidatos. Cada vez mais os eleitores tendem a votar em uma pessoa, e não em um partido. Esse fenômeno assinala um afastamento do que se considerava como comportamento normal dos eleitores em uma democracia representativa, sugerindo uma crise de representação política. Na realidade, a predominância das legendas partidárias na determinação do voto é característica apenas de um tipo específico de representação: a democracia de partido. Um outro aspecto que também aproxima a situação atual à do modelo parlamentar é o caráter pessoal da relação de representação” (MANIN, 1995).



Fonte: MANIN, Bernard. Metamorfoses do governo representativo. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo. n. 29, p. 5-34, 1995.

Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da Aula 1 da disciplina de Representação Política, assinale a alternativa que expõe, corretamente, uma das causas da mudança da democracia de partido para a de público:

AO desenvolvimento humano.BO desenvolvimento cognitivo do eleitor.CO crescimento de filiados nos partidos políticos.DO crescimento de militantes nas bases dos partidosEO crescimento dos meios de comunicação em massa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na contextualização apresentada e nos conteúdos da Aula 1 da disciplina de Representação Política, a alternativa correta que expõe uma das causas da mudança da democracia de partido para a de público é: o crescimento dos meios de comunicação em massa (alternativa E).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais