A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as três fases da escola filosófica escolástica, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostianismo quanto do pensamento aristotélico. II. ( ) A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino. III. ( ) A terceira fase da escolástica teve como principal característica os abusos da dialética formal. A V – F – V B V – V – F C V – V – V – F
“A fenomenologia, portanto, pode ser descrita como o estudo de um conjunto de fenômenos, podendo dar origem a disciplinas específicas, como é o caso da fenomenologia religiosa. Ao associarmos ao termo fenômeno o adjetivo religioso, que pode se referir a um fato, uma expressão, um indivíduo ou a um grupo que segue determinada crença religiosa, chegamos à expressão fenômeno religioso.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 35. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que: Nota: 10.0
A Foi construído a partir da Idade Média com o fortalecimento do catolicismo e entrou em declínio depois da Reforma Protestante.
B Está presente desde o início da história humana, e sua presença foi e é encontrada em todas as culturas. Você assinalou essa alternativa (B) Você acertou! Comentário: “O fenômeno religioso está presente em todas as culturas, desde os primórdios da história até os dias atuais” (livro-base, p. 35).
C Teve início na Grécia Antiga por meio da mitologia e terminou com o domínio do Império Romano e a imposição de uma perspectiva de mundo cético.
D Teve início na Idade Moderna em algumas sociedades, localizadas nos continentes europeus e africanos.
E Nasceu a partir da tradução do livro sagrado do cristianismo para diversos idiomas e sua ampla divulgação.
A Foi construído a partir da Idade Média com o fortalecimento do catolicismo e entrou em declínio depois da Reforma Protestante. B Está presente desde o início da história humana, e sua presença foi e é encontrada em todas as culturas. C Teve início na Grécia Antiga por meio da mitologia e terminou com o domínio do Império Romano e a imposição de uma perspectiva de mundo cético. D Teve início na Idade Moderna em algumas sociedades, localizadas nos continentes europeus e africanos. E Nasceu a partir da tradução do livro sagrado do cristianismo para diversos idiomas e sua ampla divulgação.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 86. Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval: Nota: 10.0
Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã. B A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe. C A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução. D A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos. E A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.