Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Questão 2/10 - Filosofia da Religião

Considere o seguinte fragmento de texto:

“A escolástica, por sua vez, e o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.

A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as três fases da escola filosófica escolástica, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: I. ( ) A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostianismo quanto do pensamento aristotélico.
II. ( ) A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino.
III. ( ) A terceira fase da escolástica teve como principal característica os abusos da dialética formal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A V – F – V
Comentário: As afirmacoes I e III são verdadeiras. I. “Podemos dividir esse período [da escola filosófica escolástica], que vai do começo do século IX até o fim do século XVI, em três fases: período primitivo (século IX-XII), influenciado pelo agostianismo e pelo pensamento aristotélico” (livro-base, p. 87). III. Período da “decadência (séculos XIV-XV), devido aos abusos da dialética formal” (livro-base, p.87). A afirmação II é falsa. Período do “apogeu (século XII), com a obra de Tomás de Aquino, seu principal expoente” (livro-base, p. 87).


A V – F – V
B V – V – F
C V – V – V
D F – F – V
E F – F – F
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as fases da escolástica: I. ( ) A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostianismo quanto do pensamento aristotélico. É verdadeira (V). Essa fase realmente é influenciada por Agostinho e Aristóteles, conforme mencionado no texto. II. ( ) A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino. É falsa (F). A fase que se refere a Tomás de Aquino é a fase do apogeu, não a decadência. A decadência ocorre posteriormente. III. ( ) A terceira fase da escolástica teve como principal característica os abusos da dialética formal. É verdadeira (V). Essa fase é caracterizada por abusos na utilização da dialética, conforme indicado no comentário. Portanto, a sequência correta é: V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: A) V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa B) V - V - F. A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostinianismo quanto do pensamento aristotélico, o que torna a afirmativa I verdadeira. A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino, o que torna a afirmativa II verdadeira. No entanto, a terceira fase da escolástica não teve como principal característica os abusos da dialética formal, tornando a afirmativa III falsa. Portanto, a sequência correta é V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Filosofia da Religião

Leia a seguinte citação:

“A moral no pensamento epicurista é hedonista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 76.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre hedonismo, é correto afirmar que tal doutrina filosófica defende:
Nota: 10.0

A A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.

B O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.

C A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.

D A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.

E A busca pelas satisfações pessoais (prazer) e o afastamento da dor.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “[...] O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela supressão da dor” (livro-base, p. 76).


A A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.
B O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.
C A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.
D A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.
E A busca pelas satisfações pessoais (prazer) e o afastamento da dor.

Questão 3/10 - Filosofia da Religião

Leia a citação a seguir:

“Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 89.
Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina. B As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.


A A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
B As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.

medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.

Mais conteúdos dessa disciplina