Buscar

Os óleos essenciais são considerados a "alma" da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e me...

Os óleos essenciais são considerados a "alma" da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. Podem ser incorporados no dia a dia, trazendo benefícios para a saúde física, mental e emocional, através das suas formas de absorção. Para se extrair um óleo essencial, existem diferentes métodos, quase todos muito trabalhosos. Sobre os métodos de extração, assinale a alternativa CORRETA:


A O método de destilação submete o material vegetal à ação do vapor d'água. A biomassa (parte da planta) fica compactada em uma dorna, o vapor d'água passa por essa biomassa, levando consigo o OE.
B O método de prensagem é um tipo de método onde o material da planta é misturado com álcool. É um método ultrapassado, que era muito utilizado para retirar óleo essencial de frutas cítricas.
C O método de enfloração é empregado no caso de plantas cujos OEs seriam degradados pela destilação a vapor. Para a realização do método, utilizam-se as partes das plantas que serão misturadas às gomas ou resinas e depois filtradas por um solvente.
D O método de maceração é antigo e pouco utilizado atualmente. Utiliza-se gordura animal, geralmente banha de porco ou gordura vegetal. A gordura vai absorvendo a essência da parte da planta submetida a esse tipo de extração.

Essa pergunta também está no material:

PROVA 1
4 pág.

Fisioterapia Neurofuncional UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) O método de destilação submete o material vegetal à ação do vapor d'água. A biomassa (parte da planta) fica compactada em uma dorna, o vapor d'água passa por essa biomassa, levando consigo o óleo essencial (OE).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais