Buscar

Nos itens abaixo, assinale no parêntese apenas as frases ou trechos que apresentem um pronome relativo; e sublinhe o pronome relativo e o termo ao ...

Nos itens abaixo, assinale no parêntese apenas as frases ou trechos que apresentem um pronome relativo; e sublinhe o pronome relativo e o termo ao qual ele se refere:


a.(x ) “(...) Era a primeira vez que se separava de Luísa; e perdia-se já em saudades daquela salinha onde, depois das felicidades da noite, os seus almoços se prolongavam em tão suaves preguiças.” (Eça de Queiroz, O primo Basílio).
b.( ) (...) “Confesso que eu escrevo de palpite, como outras pessoas tocam piano de ouvido. De vez em quando um leitor culto se irrita comigo e me manda um recorte de crônica anotado, apontando erro de Português”. (Rubem Braga, Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim).
c.( ) (...) “Ninguém volta do último rio. Se alguém contar que esteve no Iguê-ago e voltou, ou está mentindo ou é um fantasma. Ou não era o Iguê-ago.” (Luis Fernando Veríssimo, O opositor).
d.(x ) Todos os livros cujas etiquetas de identificação estejam em mau estado devem ser levados à bibliotecária-chefe.
e.( ) É aconselhável que todos os moradores se envolvam na campanha sobre reciclagem de material descartado nos condomínios do bairro.
f.( ) “(...) Fiquei aturdido. Capitu gostava tanto de minha mãe, e minha mãe dela, que eu não podia entender tamanha explosão.” (Machado de Assis, Dom Casmurro)
g.( ) (...) Sim, a noite cai de repente na caatinga, tão de repente que muitas vezes parece que o passante pisca os olhos e, quando os abre novamente, vê que a noite já tomou o lugar do dia.” (João Ubaldo Ribeiro, Viva o povo brasileiro).
h.(x ) (...)“O sol tinha ido embora. Agora era uma luz de fim de tarde que entrava pela janela da cozinha e dois três passos depois já virava sombra”. (Lygia Bojunga, Fazendo Ana Paz).
i.(x ) (...)“A mãe selvagem ninava o filho pequeno, deitado na rede, com palavras cheias de ternura pelo meninozinho que, sob a influência do Cristianismo, ia ser idealizado em anjo”. (Gilberto Freyre, Casa-grande & senzala).
j.(x )“(...) Todos os meus entrevistados, invariavelmente, ganhavam novo vigor ao falar de suas famílias. Contar sobre suas origens, eu notava, era algo perseguido e desejado por muitos negros que tinham o microfone na mão.” (Lázaro Ramos, Na minha pele).

Essa pergunta também está no material:

Formas Remissivas
6 pág.

Teorias e Práticas Discursivas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. (x) “(...) Era a primeira vez que se separava de Luísa; e perdia-se já em saudades daquela salinha onde, depois das felicidades da noite, os seus almoços se prolongavam em tão suaves preguiças.” (Eça de Queiroz, O primo Basílio). d. (x) Todos os livros cujas etiquetas de identificação estejam em mau estado devem ser levados à bibliotecária-chefe. h. (x) (...)“O sol tinha ido embora. Agora era uma luz de fim de tarde que entrava pela janela da cozinha e dois três passos depois já virava sombra”. (Lygia Bojunga, Fazendo Ana Paz). i. (x) (...)“A mãe selvagem ninava o filho pequeno, deitado na rede, com palavras cheias de ternura pelo meninozinho que, sob a influência do Cristianismo, ia ser idealizado em anjo”. (Gilberto Freyre, Casa-grande & senzala). j. (x)“(...) Todos os meus entrevistados, invariavelmente, ganhavam novo vigor ao falar de suas famílias. Contar sobre suas origens, eu notava, era algo perseguido e desejado por muitos negros que tinham o microfone na mão.” (Lázaro Ramos, Na minha pele). Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais