Buscar

Texto 1: TE_1-1.jpg (Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2020.) Texto 2: “O sentido da avaliação ...

Texto 1: TE_1-1.jpg (Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2020.) Texto 2: “O sentido da avaliação é compreender o que se passa na interação entre o ensino e a aprendizagem para uma intervenção consciente e melhorada do professor, refazendo o seu planejamento e o seu ensino e para que o aprendente tome consciência também de sua trajetória de aprendizagem e possa criar suas próprias estratégias de aprendizagem. Nesse ponto de vista, a produção do aluno, inclusive o erro, é compreendido como uma fonte riquíssima de conhecimento da dinâmica da qualidade e do trabalho pedagógico e do caminho de aprendizagem discente. Mapear a reação do aprendente à intervenção docente é a razão de ser do processo avaliativo em sala de aula. Esse mapeamento tem como fim possibilitar uma diversificação didática sintonizada e proximal das necessidades do educando”. (SILVA, J.F. Avaliação na Perspectiva Formativa-Reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Mediação, 2004. p.60.) A partir da leitura dos textos 1 e 2, observa-se que, ao longo dos anos, surgiu a necessidade da criação de indicadores e critérios que favorecessem o processo de avaliação, definindo medidas para qualificar o desenvolvimento de determinada competência. Levando isso em consideração: a) Aponte a estratégia de avaliação utilizada no texto 1 e justifique por que ela é de acordo com a avaliação na perspectiva formativa de que trata o texto 2. b) Discorra sobre outras estratégias de avaliação que fazem uso da tecnologia e que podem ser utilizadas na prática pedagógica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) No texto 1, a estratégia de avaliação utilizada é a análise da produção do aluno, incluindo os erros, como uma fonte de conhecimento sobre a dinâmica da qualidade do trabalho pedagógico e do processo de aprendizagem. Essa estratégia está de acordo com a avaliação na perspectiva formativa abordada no texto 2, pois busca compreender a interação entre o ensino e a aprendizagem, permitindo ao professor refazer seu planejamento e ensino, e ao aluno tomar consciência de sua trajetória de aprendizagem e criar suas próprias estratégias de aprendizagem. b) Além da estratégia mencionada no texto 1, existem outras estratégias de avaliação que fazem uso da tecnologia e podem ser utilizadas na prática pedagógica. Algumas delas são: - Avaliação online: por meio de plataformas digitais, é possível criar questionários, provas e atividades interativas para avaliar o conhecimento dos alunos de forma rápida e eficiente. - Portfólio digital: os alunos podem criar um portfólio online para reunir e compartilhar seus trabalhos, projetos e reflexões ao longo do tempo. Isso permite uma avaliação mais abrangente e contextualizada do desenvolvimento do aluno. - Feedback digital: o uso de ferramentas digitais, como comentários em documentos compartilhados ou gravações de áudio e vídeo, facilita a comunicação do feedback individualizado aos alunos, auxiliando-os a compreender seus pontos fortes e áreas de melhoria. - Gamificação: a aplicação de elementos de jogos em atividades de avaliação pode tornar o processo mais motivador e engajador para os alunos, além de permitir a coleta de dados sobre seu desempenho. Essas são apenas algumas das estratégias de avaliação que fazem uso da tecnologia e podem enriquecer a prática pedagógica, proporcionando uma avaliação mais diversificada e alinhada às necessidades dos alunos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais