Buscar

Tendo em vista a leitura do excerto do texto de Menicucci (2019), é correto o que se afirma em: A criação do SUS foi importante para findar a desi...

Tendo em vista a leitura do excerto do texto de Menicucci (2019), é correto o que se afirma em:

A criação do SUS foi importante para findar a desigualdade existente na cobertura de serviços de saúde no Brasil, dado o caráter universal dessa política tanto sob a perspectiva de direito social coletivo quanto por sua efetivação nas três esferas de poder.
De modo geral, cerca de 40% da população brasileira tem acesso a planos de saúde privados, o que desonera, em alguma medida, o atendimento prestado pelo SUS aos demais cidadãos, que dependem exclusivamente da saúde pública.
Por estar constituído como sistema nacional há algumas décadas, o funcionamento do SUS encontra-se estruturado de modo que crises políticas e/ou econômicas não surtem qualquer efeito sobre os serviços oferecidos à população.
O desenho atual da política pública de saúde no Brasil remete à precarização dos serviços prestados por conta do menor investimento na manutenção e melhoria do que é oferecido, combinado com expansão dos serviços de saúde privados.
Por conta da conformação do SUS desde a redemocratização, a política pública de saúde opera de maneira isolada no Brasil, diferentemente de outras áreas que atuam transversalmente, com destaque à política pública de assistência social.

Essa pergunta também está no material:

PROJETO DE ENSINO - DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - 53-2023
6 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na leitura do excerto do texto de Menicucci (2019), é correto afirmar que a criação do SUS foi importante para reduzir a desigualdade na cobertura de serviços de saúde no Brasil, devido ao seu caráter universal e à sua efetivação nas três esferas de poder. No entanto, cerca de 40% da população brasileira possui acesso a planos de saúde privados, o que alivia a demanda sobre o SUS, deixando os demais cidadãos dependentes exclusivamente da saúde pública. O funcionamento do SUS, apesar de estar estruturado como sistema nacional há décadas, pode ser afetado por crises políticas e/ou econômicas. O desenho atual da política pública de saúde no Brasil apresenta precarização dos serviços devido ao menor investimento na manutenção e melhoria do que é oferecido, além da expansão dos serviços de saúde privados. Vale ressaltar que o SUS opera de maneira isolada no Brasil, diferentemente de outras áreas que atuam de forma transversal, como a política pública de assistência social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina