Buscar

“A despeito do que às vezes parecem imaginar os iniciantes, os documentos não surgem, aqui ou ali, por efeito [de não se sabe] qual misterioso decr...

“A despeito do que às vezes parecem imaginar os iniciantes, os documentos não surgem, aqui ou ali, por efeito [de não se sabe] qual misterioso decreto dos deuses. Sua presença ou ausência em tais arquivos, em tal biblioteca, em tal solo deriva de causas humanas que não escapam de modo algum à análise, e os problemas que sua transmissão coloca, longe de terem apenas o alcance de exercícios de técnicos, tocam eles mesmos no mais íntimo da vida do passado, pois o que se encontra assim posto em jogo é nada menos do que a passagem da lembrança através das gerações.”

BLOCH, M. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 83.

O trecho selecionado é sugestivo quanto ao critério que preside a constituição dos acervos, qual seja, uma escolha da geração passada que selecionou criteriosamente a parte do passado que decidiu preservar e deixar para posteridade. Considerando o excerto apresentado, discorra sobre o processo de formação e constituição de arquivos públicos e sobre direito ao acesso à informação como um direito fundamental.


💡 1 Resposta

User badge image

Day Hatake

A gestão de arquivos demanda uma atenção especial. Ao contrário de outros artefatos pertencentes ao patrimônio cultural, os arquivos requerem uma análise individual, organização e descrição minuciosas, a fim de torná-los acessíveis. A relevância de um processo arquivístico eficaz é evidenciada pela singularidade da interação entre pessoas, tempo, ações e eventos que resultam na criação de um documento, tornando impossível sua reprodução. É nesse contexto que emergem os princípios arquivísticos, que devem ser suficientemente flexíveis para acomodar a diversidade inerente aos arquivos, mas também suficientemente padronizados e rígidos para garantir a necessária consistência.

O conceito de arquivo está intrinsecamente relacionado à preservação de registros históricos, possibilitando sua consulta futura. Esses registros englobam informações sobre indivíduos, eventos, atividades, objetos e ideias. Ao entrar em contato com esses registros, os arquivistas os transformam em documentos, que funcionam como instrumentos descritivos, facilitando a utilização das coleções, a descoberta de materiais pelos usuários e a validação da autenticidade das fontes.

Uma vez que todas as etapas de documentação são concluídas, os pesquisadores podem acessar os documentos com base em princípios de documentação bem estabelecidos. Os instrumentos de pesquisa desempenham um papel crucial nesse processo, pois auxiliam na descrição abrangente dos arquivos, orientam as consultas e permitem que os usuários identifiquem com maior precisão a localização e a natureza dos documentos. Esses instrumentos facilitam o acesso à informação desejada, o que é particularmente valioso para aqueles que buscam informações sobre artefatos arquivados.

Como Mariz complementa, os instrumentos de pesquisa assumem uma importância fundamental nos arquivos, uma vez que têm a função de orientar os usuários no manuseio do acervo e na conexão entre pesquisador e documento. Além disso, disponibilizar esses instrumentos de pesquisa, mesmo que o acesso aos arquivos não seja possível pela internet, permite que os usuários conheçam o acervo, evitando deslocamentos desnecessários e economizando tempo.

A seriedade envolvida no processo de documentação de arquivos é de extrema relevância, não apenas devido à sua usabilidade, mas também ao seu papel na preservação da memória. Um documento arquivado continua a gerar novas interpretações ao longo do tempo, contribuindo para o enriquecimento das compreensões históricas. Lidar com artefatos de memória equivale a lidar com uma janela para o passado, a partir da qual formamos nossas interpretações do presente.

Referências:

  • MARIZ, A. C. A. A informação na internet: arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
  • NETO, Juscelino P. Museus, arquivos e patrimônio histórico. São Paulo, 2021.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais