Buscar

Conforme Ronald Ballou, a logística entra em um estado de semimaturidade em: a. 1960 b. 1990 c. 2000 d. 1970 e. 1995

Essa pergunta também está no material:

Teste seus conhecimentos II - Assistente de Logística IFRS
3 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Conforme Ronald Ballou, a logística entra em um estado de semimaturidade em 1970. Portanto, a alternativa correta é a letra d.

0
Dislike0
User badge image

cristiane linhares sadoski

A chegada dos portugueses ao Brasil, em abril de 1500, criou para o reino português a necessidade de povoamento e de busca de mão de obra barata para a exploração econômica do novo território que passou a ser de seu domínio. A solução encontrada pelo reino lusitano foi a importação de negros escravizados do continente africano via tráfico negreiro. Foi com a consolidação dessa política de importação de mão de obra escrava africana que o Brasil consolidou o modelo de desenvolvimento econômico e a configuração da identidade cultural do país.  

Diante desse cenário, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde aos elementos que propiciaram a inserção do povo negro africano escravizado na formação econômica e cultural do Brasil.

a.

A utilização massiva da mão de obra do povo negro escravizado foi realizada com sucesso pelos portugueses, resultando em expressivos lucros financeiros enviados a Portugal, contudo, devido ao preconceito racial e ao eurocentrismo português, a inserção da cultura africana na vida brasileira se deu de forma rarefeita, tornando o legado cultural africano quase inexistente no país.

b.

A utilização massiva da mão de obra negra escravizada na economia da monocultura agroexportadora permitiu a inserção do povo negro africano em diversas atividades econômicas da vida brasileira, mas, devido à hierarquia social vigente, a mistura étnica entre os negros, brancos e indígenas não ocorreu, tornando preponderante a cultura indígena nativa.

c.

A utilização massiva do povo negro escravizado do continente africano como mão de obra na economia da monocultura agroexportadora inseriu essa etnia em diferentes atividades econômicas e em diversas redes de sociabilidade, favorecendo a miscigenação com os brancos e indígenas e insculpindo na identidade cultural do Brasil os elementos da cultura africana.

d.

Apesar da utilização da mão de obra do povo negro na economia agroexportadora escravista, o investimento massivo dos portugueses na preservação da cultura indígena no Brasil, inserindo-a em diferentes espaços sociais, e a utilização da mão de obra escrava indígena em algumas atividades econômicas impediram a prevalência da cultura africana no Brasil.

e.

Apesar da utilização da mão de obra do povo negro na economia agroexportadora escravista, o expressivo povoamento do país com portugueses e pessoas de outros países da Europa, que detinham o domínio do trabalho agrícola e maior nível educacional, limitou a inserção dos elementos da cultura africana, tornando preponderante a cultura portuguesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais