Buscar

“A preferência pela têmpera, técnica que exige apurado domínio e confere um aspecto de artesania às suas obras, revela sua forte ligação com as tra...

“A preferência pela têmpera, técnica que exige apurado domínio e confere um aspecto de artesania às suas obras, revela sua forte ligação com as tradições artísticas trazidas ao Brasil pelos imigrantes”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERIGO, Katiucya. Diversidade e resistência: a construção de uma arte brasileira. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 164. 



Considerando o fragmento do texto e o conteúdo do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira, Capítulo 5 - Rumo às abstrações, de Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil, em relação à produção artística de Alfredo Volpi, assinale a alternativa correta:

A) Alfredo Volpi se encantou pelas paisagens do litoral paulista, as quais pintou em quantidade, com cores escuras, linhas finas e desenho orgânico.

B) A produção do artista se inicia com a abstração da figuração humana e termina com temas ligados à violência dos subúrbios cariocas.

C) Quando chega ao Brasil, já adulto, o trabalho de Volpi, que era realista, se solidifica na arte figurativa e acadêmica.

D) A poética de Volpi se solidificou na década de 1950, com o surgimento da temática das conhecidas “bandeirinhas”.

E) Alfredo Volpi foi professor da Escola Nacional de Belas Artes e se ocupava de pinturas de caráter histórico.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do fragmento do texto e do conteúdo do livro-base "Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira", Capítulo 5 - Rumo às abstrações, de Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil, em relação à produção artística de Alfredo Volpi, a alternativa correta é: D) A poética de Volpi se solidificou na década de 1950, com o surgimento da temática das conhecidas "bandeirinhas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais