Buscar

Leia o texto a seguir. A energia solar é obtida pela captação de energia luminosa e térmica provenientes do Sol, por meio de painéis solares instal...

Leia o texto a seguir.
A energia solar é obtida pela captação de energia luminosa e térmica provenientes do Sol, por meio de painéis solares instalados nos telhados das residências. A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se esgota, uma vez que o Sol brilha todos os dias.
Dentre os aspectos positivos desse tipo de energia, é possível destacar a economia, a segurança, o baixo índice de poluição e a atenuação do efeito estufa. Além disso, durante o processo de obtenção de energia solar, não são necessárias turbinas ou geradores, que consomem mais energia e apresentam perigos a quem os estiver operando.
No entanto, é necessário ressaltar uma desvantagem desse tipo de energia: seu alto custo de obtenção. Em países mais pobres, como o Brasil, isso é um grande problema. Já em países mais ricos, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, a energia solar é amplamente utilizada.
ALVES, Líria. Energia solar: energia limpa. Disponível em: . (adaptado)
De acordo com o texto, responda ao que se pede.
a) A energia solar é uma fonte renovável? Explique a sua resposta.
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem da energia solar.


Essa pergunta também está no material:

Exercícios sobre fontes de energia_8 ano
6 pág.

Ecologia Ambiental Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Sim, a energia solar é uma fonte renovável. Isso significa que ela não se esgota, uma vez que o Sol brilha todos os dias, fornecendo energia luminosa e térmica para ser captada pelos painéis solares. b) Uma vantagem da energia solar é a economia, pois ao utilizar essa fonte de energia, é possível reduzir os gastos com eletricidade. Além disso, a energia solar é uma fonte limpa, ou seja, não emite poluentes e contribui para a redução do efeito estufa. Uma desvantagem da energia solar é o seu alto custo de obtenção. A instalação dos painéis solares e dos sistemas de armazenamento de energia pode ser inicialmente mais cara em comparação com outras fontes de energia. No entanto, é importante ressaltar que, ao longo do tempo, os custos de manutenção e operação são reduzidos, tornando a energia solar uma opção mais viável economicamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais