A frase “os fins justificam os meios” é uma frase do poeta Ovídio e incorretamente atribuída a Maquiavel, autor do livro “O príncipe”. Usa-se essa frase pelo entendimento de que Maquiavel acreditava que qualquer ação, sendo ela boa ou má, poderia ser praticada dependendo do objetivo final. Nesse sentido, pode-se matar uma pessoa com a justificativa de salvar outras cem. O que Maquiavel realmente desejou propor em seu livro?
AQue somente os melhores governantes poderiam justificar suas ações em nome de um bem maior.BQue os jogos políticos são autônomos, baseados em um resultado de forças entre indivíduos.CQue todas as pessoas podem justificar suas ações, porém a ação divina é soberana.DQue os modelos políticos são construídos com base na arte humana, sem qualquer determinação da natureza.EQue a vida precisa ser vivida tal como for possível; uma vez que todos morreremos, uma vida só vale a pena se for para ser vivida.
Ed
há 2 anos
A resposta correta é a alternativa B) Que os jogos políticos são autônomos, baseados em um resultado de forças entre indivíduos. Maquiavel propôs em seu livro "O Príncipe" que a política é uma atividade autônoma, baseada nas interações e disputas de poder entre os indivíduos. Ele descreveu as estratégias e táticas que os governantes deveriam adotar para manter o poder e alcançar seus objetivos políticos. A frase "os fins justificam os meios" não é uma citação de Maquiavel, mas sim uma interpretação equivocada de suas ideias.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade