Buscar

Com o crescente número de expressões sociais que atingia diretamente o direito dos idosos, surge o Estatuto do Idoso, que foi aprovado em 2003, com...

Com o crescente número de expressões sociais que atingia diretamente o direito dos idosos, surge o Estatuto do Idoso, que foi aprovado em 2003, com o intuito de ampliar os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Com relação a algumas instituições do estatuto, analise as sentenças a seguir:


I- O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados pelo idoso.
II- Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
III- Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
IV- Os idosos maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito, apresentando apenas a carteira de identidade como comprovante.

Essa pergunta também está no material:

Autoatividades Webaula 3
3 pág.

Direito da Crianca e do Adolescente UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças apresentadas sobre o Estatuto do Idoso: I- O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados pelo idoso. Essa sentença está incorreta. O dirigente de instituição de atendimento ao idoso não responde pelos atos praticados pelo idoso, mas sim pela gestão e funcionamento adequado da instituição. II- Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer. Essa sentença está correta. De acordo com o Estatuto do Idoso, os idosos têm direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer. III- Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Essa sentença está correta. O Estatuto do Idoso visa proteger os idosos de qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. IV- Os idosos maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito, apresentando apenas a carteira de identidade como comprovante. Essa sentença está incorreta. Embora o Estatuto do Idoso preveja benefícios no transporte coletivo, como a reserva de vagas gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, não garante o transporte público gratuito apenas com a apresentação da carteira de identidade. Portanto, as sentenças II e III estão corretas, enquanto as sentenças I e IV estão incorretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais