Buscar

DA IMPOSSIBILIDADE DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. 32. Como é de notório conhecimento, a inversão do ônus da prova constitui mera regra de orientação...

DA IMPOSSIBILIDADE DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
32. Como é de notório conhecimento, a inversão do ônus da prova constitui mera regra de orientação, e não regra absoluta, pois o que de fato importa na presente demanda é o que o Vossa Excelência, nobre julgador, entende sobre o presente caso.

33. O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 6, VII, deixa claro que a inversão do ônus da prova é permitida quando, a critério do juiz, a alegação for considerada verossímil:

Art. 6º. São direitos básicos do consumidor:
(...)
VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

34. Assim, em se tratando de matéria processual civil, todo pedido formulado em juízo deve apresentar, necessariamente, uma causa, um motivo a justificá-lo, sob pena de configurar pedido inepto, não sendo diferente com o pedido de inversão do ônus da prova.

35. Ora, Excelência, os fatos trazidos ao vosso conhecimento pelo Autor não são passíveis de serem comprovados mediante simples afirmativa da parte requerente, já que suas alegações não gozam do status de fé pública.

36. Ao contrário: no caso ora em comento, as alegações iniciais não são verossímeis e reclamam por uma ampla dilação probatória.

37. Portanto não pode o autor desincumbir-se, por completo, do ônus probatório, incluindo o dever de provar os fatos constitutivos de seus direitos.

38. Determina o artigo 373, inciso I do Código de Processo Civil:

Art. 373. O ônus da prova incumbe:
I – ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito.

39. Nesta esteira, temos que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça referenda o mencionado entendimento: cunstâncias concretas que serão apuradas pelo juiz no contexto da 'facilitação da defesa' dos direitos do consumidor." (REsp nº 122.505-SP, da minha relatoria, DJ de 24/8/98). 2. (...) 3. Recurso especial conhecido e provido, em parte. (STJ, Recurso Especial nº 332.869/RJ, 3ª Turma, Ministro Relator Carlos Alberto Menezes Direito, julgado em 24.06.2002) (grifos nossos).

40. Assim, como verificado, a inversão do ônus da prova não há de ser concedida no presente caso, pois não corresponde a uma regra absoluta, e deve ser justificada pontualmente.


Essa pergunta também está no material:

CONTESTAÇÃO
7 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está citando um trecho de um texto sobre a impossibilidade de inversão do ônus da prova. No entanto, não vejo uma pergunta específica na sua descrição. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo de forma direta e objetiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais