Buscar

Explicação: O cruzamento industrial é uma prática utilizada na pecuária que consiste em cruzar diferentes raças de animais com o objetivo de obter ...

Explicação:

O cruzamento industrial é uma prática utilizada na pecuária que consiste em cruzar diferentes raças de animais com o objetivo de obter benefícios genéticos nas gerações subsequentes. Geralmente, envolve o cruzamento entre raças puras de alta produção e raças puras adaptadas localmente.

Os benefícios do cruzamento industrial incluem:

Complementaridade das raças: Cada raça possui características específicas que podem ser complementares entre si. Ao realizar o cruzamento, busca-se combinar as características desejáveis de diferentes raças, como a capacidade de ganho de peso de uma raça com a resistência a doenças de outra.

Heterose ou vigor híbrido: A heterose é o benefício adicional observado nas gerações resultantes do cruzamento de duas raças distintas. Isso resulta em animais com melhor desempenho em termos de crescimento, fertilidade, longevidade, resistência a doenças, entre outras características.

O cruzamento Nelore x Aberdeen Angus tem se destacado no mercado da carne no Brasil por várias razões:

Qualidade da carne: O cruzamento entre o Nelore, uma raça zebuína, e o Aberdeen Angus, uma raça britânica de corte, resulta em animais que combinam a rusticidade e adaptação do Nelore com a qualidade de carne e acabamento de carcaça do Angus. Os animais desse cruzamento geralmente apresentam carne de marmoreio superior, que confere suculência, maciez e sabor à carne.

Melhor rendimento de carcaça: O cruzamento Nelore x Aberdeen Angus também é conhecido por apresentar um melhor rendimento de carcaça em comparação com o Nelore puro. Isso significa que uma proporção maior do peso vivo do animal se transforma em peso de carcaça, o que é benéfico economicamente.

Precocidade e ganho de peso: Os animais resultantes desse cruzamento tendem a apresentar maior precocidade sexual e de crescimento em relação ao Nelore puro. Isso significa que eles atingem a idade de abate mais cedo e têm maior ganho de peso diário, o que é vantajoso em termos de eficiência produtiva.

Aceitação do mercado: A partir de 2010, o cruzamento Nelore x Aberdeen Angus ganhou destaque no mercado brasileiro devido à alta demanda por carne de qualidade e à valorização desses animais pelos frigoríficos e consumidores. Essa aceitação foi impulsionada pela comprovação dos benefícios mencionados anteriormente, bem como por campanhas de marketing e conscientização sobre a qualidade da carne resultante desse cruzamento.

No entanto, é importante ressaltar que diferentes cruzamentos podem ser mais adequados para diferentes contextos e mercados. O sucesso do cruzamento Nelore x Aberdeen Angus é um exemplo específico, mas existem outras opções de cruzamentos que também podem trazer benefícios, dependendo dos objetivos de produção e das condições locais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O cruzamento industrial é uma prática utilizada na pecuária que consiste em cruzar diferentes raças de animais com o objetivo de obter benefícios genéticos nas gerações subsequentes. Geralmente, envolve o cruzamento entre raças puras de alta produção e raças puras adaptadas localmente. Os benefícios do cruzamento industrial incluem: - Complementaridade das raças: Cada raça possui características específicas que podem ser complementares entre si. Ao realizar o cruzamento, busca-se combinar as características desejáveis de diferentes raças, como a capacidade de ganho de peso de uma raça com a resistência a doenças de outra. - Heterose ou vigor híbrido: A heterose é o benefício adicional observado nas gerações resultantes do cruzamento de duas raças distintas. Isso resulta em animais com melhor desempenho em termos de crescimento, fertilidade, longevidade, resistência a doenças, entre outras características. No caso específico do cruzamento Nelore x Aberdeen Angus, destacam-se os seguintes benefícios: - Qualidade da carne: O cruzamento entre o Nelore, uma raça zebuína, e o Aberdeen Angus, uma raça britânica de corte, resulta em animais que combinam a rusticidade e adaptação do Nelore com a qualidade de carne e acabamento de carcaça do Angus. Os animais desse cruzamento geralmente apresentam carne de marmoreio superior, que confere suculência, maciez e sabor à carne. - Melhor rendimento de carcaça: O cruzamento Nelore x Aberdeen Angus também é conhecido por apresentar um melhor rendimento de carcaça em comparação com o Nelore puro. Isso significa que uma proporção maior do peso vivo do animal se transforma em peso de carcaça, o que é benéfico economicamente. - Precocidade e ganho de peso: Os animais resultantes desse cruzamento tendem a apresentar maior precocidade sexual e de crescimento em relação ao Nelore puro. Isso significa que eles atingem a idade de abate mais cedo e têm maior ganho de peso diário, o que é vantajoso em termos de eficiência produtiva. - Aceitação do mercado: A partir de 2010, o cruzamento Nelore x Aberdeen Angus ganhou destaque no mercado brasileiro devido à alta demanda por carne de qualidade e à valorização desses animais pelos frigoríficos e consumidores. Essa aceitação foi impulsionada pela comprovação dos benefícios mencionados anteriormente, bem como por campanhas de marketing e conscientização sobre a qualidade da carne resultante desse cruzamento. É importante ressaltar que diferentes cruzamentos podem ser mais adequados para diferentes contextos e mercados. O sucesso do cruzamento Nelore x Aberdeen Angus é um exemplo específico, mas existem outras opções de cruzamentos que também podem trazer benefícios, dependendo dos objetivos de produção e das condições locais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais