Logo Passei Direto
Buscar
A composição química dos aços utilizados em estruturas está relacionado com o tipo de tratamento que o mesmo recebe, ou seja, o aumento de teor de carbono eleva a resistência do aço, consequentemente diminui a sua ductilidade. Sabemos então que as propriedades mecânicas, são alteradas conforme a necessidade de sua utilização. Sobre as propriedades dos aços estruturais, assinale a alternativa correta.


Tenacidade: é a resistência ao risco ou abrasão. A dureza pode ser medida pela resistência que sua superfície se opõe à introdução de uma peça de maior dureza.
Resiliência: é o oposto da ductilidade. Os aços podem ter características de elementos frágeis em baixas temperaturas.
Fragilidade: é a capacidade do material de absorver energia mecânica em regime elástico.
Ductilidade: é a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas sem se romper. Quanto mais dúctil o aço, maior será a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas. As barras de aço sofrem grandes deformações antes de se romper, o que na prática constitui um aviso da presença de tensões elevadas.
Resistência à Fadiga: é a capacidade do material suportar aplicações constantes de carga ou tensões.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta sobre as propriedades dos aços estruturais é: Ductilidade: é a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas sem se romper. Quanto mais dúctil o aço, maior será a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas. As barras de aço sofrem grandes deformações antes de se romper, o que na prática constitui um aviso da presença de tensões elevadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Podemos de uma forma geral entender que a madeira está sujeita a condição de operações que podem gerar defeitos, como o abate, extração, transporte, equívocos no desdobro e no aparelhamento das peças.Temos ainda os defeitos devido a falha de secagem de peças, além dos ataques biológicos. Sobre os defeitos presentes na madeira, assinale a alternativa correta.


O aparecimento de fungos na madeira pode ser evitado mediante secagem lenta e uniforme da madeira.
Os defeitos de secagem têm origem no processo de secagem e armazenamento das peças, podendo ser de diferentes tipos, como: encanoamento, arqueamento, encurvamento, torcimento, fendas e gretas. O defeito de fibras reversas é verificado para a condição que as fibras não estão paralelas ao eixo da peça, descaracterizando o comportamento das fibras, prejudicando a resistência, podem ser provocadas por causas naturais ou por serragem.
Os insetos causam perfurações, que podem ser pequenas ou grandes, já os fungos causam manchas azuladas e podridões (clara ou parda), ambos afetam as condições físicas e estéticas da madeira, não sendo prejudicial para o comportamento mecânico, pois nao defeitos superficiais.
A quina morta é ocasionada por condições naturais, que devem-se à proximidade de nós ou ao crescimento das fibras em forma de espiral. Temos ainda que a secagem da peça em plano inadequado pode produzir peças com quinas mortas.

Sobre o dimensionamento de peças tracionadas com furos em sua seção, assinale a alternativa correta.


a) Em uma barra com furos, a área líquida (An) é obtida subtraindo-se da área efetiva (Aef) das áreas dos furos contidos em uma seção reta da peça.
b) No caso de furação na peça, adota-se o percurso reto, ou seja, evita-se contabilizar furos que estejam fora da linha de percurso, pois de tal forma, implica no menor valor de seção líquida, uma vez que a peça pode romper somente em linha reta.
c) O processo mais econômico e usual consiste em puncionar um furo com diâmetro 3 mm superior ao diâmetro do conector.
d) No caso de furos-padrão o diâmetro total a reduzir é igual ao diâmetro nominal do conector acrescido de 4,5 m, sendo 3 mm correspondentes ao dano por puncionamento e 1,5 mm à folga do furo em relação ao diâmetro do conector.

Sobre as ligações totais e parciais a cisalhamento horizontal, assinale a alternativa correta.


a) A ligação total a cisalhamento horizontal proporciona uma alta rigidez de base à viga mista, resultando em um comportamento estrutural eficiente e resistente ao cisalhamento. Ela permite a transferência direta de cargas entre a laje de concreto e a viga de aço, promovendo assim uma melhor distribuição das forças e momentos ao longo da viga.
b) A viga de aço e a laje de concreto são conectadas de forma rígida, garantindo uma transferência do cisalhamento horizontal entre os elementos. Geralmente, essa ligação é alcançada por meio de conector.

Sobre as camadas internas de uma árvore, assinale a resposta correta.


A casca é formada por células vivas com a função de proteção da árvore.
O alburno ou branco é formado por células vivas, com a função de manter a temperatura do tronco.
O Cerne ou durâmen é formado pelas células do alburno que se tornam ativas e passam a exercer a função de transporte da seiva.
Quando as células do alburno que se tornam inativas, passam a exercer a função estrutural do tronco, normalmente apresentando uma coloração mais escura que o alburno ativo.

Determine a classificação da viga metálica mencionada, considerando os valores de λb (comprimento de flambagem relativo)


Seção λp < λb ≤ λr: Seção Semi compacta
Seção λb ≤ λp: Seção supercompacta
Seção λr < λb: Seção Esbelta
Seção λb ≤ λp: Seção Compacta
Não tem como responder sem o valor de carregamento.

Calcule o momento resistente de projeto de um perfil I (305 × 60,6) (12”) em aço MR250, supondo a viga contida lateralmente e fletidas na maior inércia.


18,78 kN.m
21,92 kN.m
23,76 kN.m
24,76 kN.m
19,78 kN.m

Mais conteúdos dessa disciplina