Buscar

A composição química dos aços utilizados em estruturas está relacionado com o tipo de tratamento que o mesmo recebe, ou seja, o aumento de teor de ...

A composição química dos aços utilizados em estruturas está relacionado com o tipo de tratamento que o mesmo recebe, ou seja, o aumento de teor de carbono eleva a resistência do aço, consequentemente diminui a sua ductilidade. Sabemos então que as propriedades mecânicas, são alteradas conforme a necessidade de sua utilização. Sobre as propriedades dos aços estruturais, assinale a alternativa correta.


Tenacidade: é a resistência ao risco ou abrasão. A dureza pode ser medida pela resistência que sua superfície se opõe à introdução de uma peça de maior dureza.
Resiliência: é o oposto da ductilidade. Os aços podem ter características de elementos frágeis em baixas temperaturas.
Fragilidade: é a capacidade do material de absorver energia mecânica em regime elástico.
Ductilidade: é a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas sem se romper. Quanto mais dúctil o aço, maior será a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas. As barras de aço sofrem grandes deformações antes de se romper, o que na prática constitui um aviso da presença de tensões elevadas.
Resistência à Fadiga: é a capacidade do material suportar aplicações constantes de carga ou tensões.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2023C - Estruturas de Aço e Madeira (64458) - Eng Civil
11 pág.

Estruturas de Aço e Madeira Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta sobre as propriedades dos aços estruturais é: Ductilidade: é a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas sem se romper. Quanto mais dúctil o aço, maior será a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas. As barras de aço sofrem grandes deformações antes de se romper, o que na prática constitui um aviso da presença de tensões elevadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais