Buscar

Pergunta 3. 0.1 pontos. De acordo com as regras sobre responsabilidade civil extracontratual, pelo Código Civil: 11. a obrigação de reparar o dan...

Pergunta 3. 0.1 pontos. De acordo com as regras sobre responsabilidade civil extracontratual, pelo Código Civil:


11. a obrigação de reparar o dano é mantida, como regra, mediante apuração de culpa, mas admite a reparação, independentemente de sua aferição, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. ART 927, PU, CC
12. a responsabilidade civil não se confunde com a criminal, sem qualquer influência do que se decida no juízo criminal ao juízo cível, em nenhuma hipótese.
13. é isento da obrigação de reparar o dano aquele que agiu com culpa leve, para evitar ofensa aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
14. o incapaz pode responder pelos prejuízos que causar, direta e solidariamente com seus representantes legais, só não podendo a reparação deixar o incapaz sem meios próprios de subsistência.
15. a figura da culpa concorrente é excluída, importando apenas aquele que tenha dado causa inicial, determinante, à ofensa, a quem caberá a responsabilização integral pela reparação do dano causado.

Essa pergunta também está no material:

AOL 1 - Responsabilidade Civil
3 pág.

Direito Civil I Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as regras sobre responsabilidade civil extracontratual, pelo Código Civil: 11. A alternativa correta é A) a obrigação de reparar o dano é mantida, como regra, mediante apuração de culpa, mas admite a reparação, independentemente de sua aferição, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. (ART 927, PU, CC) 12. A alternativa está incorreta, pois a responsabilidade civil pode ser influenciada pelo que é decidido no juízo criminal em algumas situações. 13. A alternativa está incorreta, pois a culpa leve não isenta a obrigação de reparar o dano. 14. A alternativa está correta, pois o incapaz pode responder pelos prejuízos que causar, direta e solidariamente com seus representantes legais, desde que a reparação não deixe o incapaz sem meios próprios de subsistência. 15. A alternativa está incorreta, pois a figura da culpa concorrente é considerada, ou seja, aquele que tenha dado causa inicial à ofensa será responsabilizado integralmente pela reparação do dano causado. Portanto, a alternativa correta é a A) na questão apresentada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais