Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
10. (Pucmg 2015) Determinadas substâncias são capazes de formar misturas homogêneas com outras substâncias. A substância que está em maior quantidade é denominada solvente e a que se encontra em menor quantidade é denominada de soluto. O cloreto de sódio forma solução homogênea com a água, em que é possível solubilizar, a de em de água. De posse dessas informações, uma solução em que de estão dissolvidos em de água a sem corpo de fundo, é:


a) insaturada.
b) concentrada.
c) supersaturada.
d) diluída.
User badge image
Desvendando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A solução em que 10g de soluto estão dissolvidos em 100g de água sem corpo de fundo é uma solução diluída. Portanto, a alternativa correta é a letra d) diluída.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Ebmsp 2017) O conhecimento da solubilidade de sais em água é importante para a realização de atividades em laboratórios e nos procedimentos médicos que envolvam a utilização desses compostos químicos. A dissolução dessas substâncias químicas em água é influenciada pela temperatura, como mostra o gráfico que apresenta as curvas de solubilidade do nitrato de potássio, do cromato de potássio, do cloreto de sódio, e do sulfato de cério. A análise do gráfico permite afirmar:


a) O processo de dissolução dos sais constituídos pelos metais alcalinos, em água, é endotérmico.
b) A mistura de de cromato de potássio com de água forma uma solução saturada a
c) O coeficiente de solubilidade do sulfato de cério aumenta com o aquecimento do sistema aquoso.
d) A solubilidade do nitrato de potássio é maior do que a do cromato de potássio a temperatura de
e) O nitrato de potássio e o cloreto de sódio apresentam o mesmo coeficiente de solubilidade a

(Ime 2017) A figura a seguir representa as curvas de solubilidade de duas substâncias e Com base nela, pode-se afirmar que:


a) No ponto as soluções apresentam a mesma temperatura mas as solubilidades de e são diferentes.
b) A solução da substância está supersaturada no ponto
c) As soluções são instáveis no ponto
d) As curvas de solubilidade não indicam mudanças na estrutura dos solutos.
e) A solubilidade da substância segue o perfil esperado para a solubilidade de gases em água.

(Mackenzie 2017) A tabela abaixo mostra a solubilidade do sal em de água, em função da temperatura. Temperatura Massa Com base nos resultados obtidos, foram feitas as seguintes afirmativas: I. A solubilização do sal em água, é exotérmica. II. Ao preparar-se uma solução saturada do sal a em de água e resfriá-la, sob agitação até serão precipitados desse sal. III. Uma solução contendo de sal e de água, a apresentará precipitado. Assim, analisando-se as afirmativas acima, é correto dizer que


a) nenhuma das afirmativas está certa.
b) apenas a afirmativa II está certa.
c) apenas as afirmativas II e III estão certas.
d) apenas as afirmativas I e III estão certas.
e) todas as afirmativas estão certas.

(Ucs 2016) Curvas de solubilidade, como as representadas no gráfico abaixo, descrevem como os coeficientes de solubilidade de substâncias químicas, em um determinado solvente, variam em função da temperatura. Considerando as informações apresentadas pelo gráfico acima, assinale a alternativa correta.


a) Todas as substâncias químicas são sais, com exceção da sacarose.
b) O aumento da temperatura de para favorece a solubilização do sulfato de cério (III) em água.
c) A massa de nitrato de amônio que permanece em solução, quando a temperatura da água é reduzida de para é de aproximadamente
d) A dissolução do iodeto de sódio em água é endotérmica.
e) A todas as substâncias químicas são insolúveis em água.

(Unesp 2017) A a solubilidade do açúcar comum em água é cerca de enquanto a do sal comum é cerca de A comparação de iguais volumes de soluções saturadas dessas duas substâncias permite afirmar corretamente que, em relação à quantidade total em mol de íons na solução de sal, a quantidade total em mol de moléculas de soluto dissolvidas na solução de açúcar é, aproximadamente,


a) a mesma.
b) vezes maior.
c) vezes menor.
d) a metade.
e) o triplo.

11. (Cefet MG 2014) Sobre soluções, pode-se afirmar que I. as supersaturadas são formadas por soluto, solvente e corpo de fundo. II. as líquidas são obtidas somente quando solvente e soluto se encontram no estado líquido. III. as gasosas formam-se somente quando solvente e soluto estão no estado gasoso. IV. as diluídas possuem a quantidade de soluto muito inferior ao grau de saturação do mesmo. V. as iônicas são sistemas homogêneos cujos solutos correspondem a substâncias que se comportam como eletrólitos. São corretas apenas as afirmativas


a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

14. (Unicamp 2013) Como um químico descreve a cerveja? “Um líquido amarelo, homogêneo enquanto a garrafa está fechada, e uma mistura heterogênea quando a garrafa é aberta. Constitui-se de mais de 8.000 substâncias, entre elas o dióxido de carbono, o etanol e a água. Apresenta um pH entre 4,0 e 4,5, e possui um teor de etanol em torno de 4,5% (v/v).” Sob a perspectiva do químico, a cerveja


a) apresenta uma única fase enquanto a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro do produto.
b) apresenta duas fases logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ácido e contém cerca de 45 mL de álcool etílico por litro de produto.
c) apresenta uma única fase logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ligeiramente ácido e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro de produto.
d) apresenta duas fases quando a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém 45 mL de álcool etílico por 100 mL de produto.

Mais conteúdos dessa disciplina