Buscar

Caso haja violação do regimento interno (da Câmara ou do Senado), desrespeitando o interstício mínimo entre as votações, poderá ser declarada a inc...

Caso haja violação do regimento interno (da Câmara ou do Senado), desrespeitando o interstício mínimo entre as votações, poderá ser declarada a inconstitucionalidade formal da emenda constitucional?


a) Sim, o STF pode declarar a inconstitucionalidade
b) Não, o STF não pode declarar a inconstitucionalidade
c) Depende do tipo de violação do regimento interno

Essa pergunta também está no material:

Poder Constituinte
7 pág.

Direito Constitucional I Centro universitário são LucasCentro universitário são Lucas

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) Depende do tipo de violação do regimento interno. A declaração de inconstitucionalidade formal da emenda constitucional em caso de violação do regimento interno do Congresso Nacional pode depender das circunstâncias específicas e da gravidade da violação. O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão responsável por analisar e decidir sobre a constitucionalidade das leis e emendas constitucionais, mas cada caso é avaliado individualmente.

0
Dislike0
User badge image

Israel vitor


A resposta correta é (a).

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem jurisprudência consolidada no sentido de que o desrespeito ao regimento interno das Casas do Congresso Nacional pode gerar inconstitucionalidade formal de emenda constitucional.

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.245, o STF declarou a inconstitucionalidade formal de uma emenda constitucional que foi aprovada com desrespeito ao interstício mínimo entre as votações. O STF entendeu que o regimento interno das Casas do Congresso Nacional é parte do processo legislativo, e que seu desrespeito compromete o princípio da legalidade.

Portanto, a resposta correta é (a). O STF pode declarar a inconstitucionalidade formal de emenda constitucional que desrespeite o regimento interno das Casas do Congresso Nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais