Buscar

A maioria das estruturas de pontes e viadutos apresenta lajes em concreto armado ou protendido. Dentre estas, grande parte é composta por longarina...

A maioria das estruturas de pontes e viadutos apresenta lajes em concreto armado ou protendido. Dentre estas, grande parte é composta por longarinas do mesmo material. Considerando esse grupo, pode-se dizer sobre o dimensionamento das longarinas que:

💡 2 Respostas

User badge image

Germano Rodrigues

Deve-se considerar a laje como colaborante na mesa da viga.

De modo geral, a laje sempre pode ser considerada como parte integrante da mesa das vigas, respeitando as dimensões limitadas pela NBR 6118 (ABNT, 2014). Mesmo em estruturas pré-fabricadas, deve-se garantir a ligação entre laje e longarina, de forma que essa região normalmente é concretada no local.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

No dimensionamento das longarinas em pontes e viadutos de concreto armado ou protendido, é importante considerar alguns aspectos. As longarinas devem ser dimensionadas levando em conta as cargas atuantes, como o peso próprio da estrutura, a carga de tráfego e as cargas de vento e sísmicas, quando aplicáveis. Além disso, é necessário considerar a resistência do concreto e do aço utilizado na armadura das longarinas. O dimensionamento das longarinas envolve cálculos estruturais para determinar a seção transversal adequada, a quantidade e o espaçamento das barras de aço necessárias para resistir às tensões e deformações impostas pelas cargas. Também é importante verificar a flecha máxima permitida para garantir a estabilidade e o conforto da estrutura. Portanto, no dimensionamento das longarinas em pontes e viadutos de concreto armado ou protendido, é necessário considerar as cargas atuantes, a resistência dos materiais e realizar os cálculos estruturais adequados para garantir a segurança e a durabilidade da estrutura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais