Buscar

Preencha os quadros de acordo com o acidente analisado. Acidente 1: queda de altura durante manutenção Avalie o cenário do acidente e cite os proce...

Preencha os quadros de acordo com o acidente analisado.
Acidente 1: queda de altura durante manutenção
Avalie o cenário do acidente e cite os procedimentos corretos, em ordem cronológica, para o atendimento de primeiros socorros no atendimento pré-hospitalar.
-Manter a calma
-Verificar se há risco no local
-Manter o bom senso
-Afastar os curiosos e a aglomeração e trabalhar em equipe.
-Antes de tomar qualquer providência para atender à vítima é necessário que se avalie o local do sinistro, pois a segurança do local é a etapa básica na prestação de primeiros socorros.
Com base no cenário exposto, indique a necessidade (ou não) de algum tipo de isolamento do local para que novos acidentes não ocorram, mesmo envolvendo outras causas, e justifique sua resposta. Em caso positivo, informe:
• Tipo de acidente possível
• Forma(s) de realização de isolamento da área
-Choque elétrico

-Há necessidade de isolamento do local. O correto isolamento do local do acidente deverá ser uma das primeiras medidas a serem tomadas se no ambiente existir um potencial para novas ocorrências.
Com cones ou fita zebrada, e solicitar o desligamento de energia elétrica do local.
Supondo que o acidente envolvesse suspeita de lesão na coluna cervical, responda:
Que sinais e/ou sintomas a vítima poderia apresentar?
-Dor
-Dormência
-Alterações sensoriais
Quais seriam os procedimentos, as atitudes ou os cuidados necessários para o início do atendimento de primeiros socorros?
- Abra a boca da vítima com a técnica dos dedos cruzados
-Faça uma ligeira tração na região cervical
-Alinhe a região cervical
-Enquanto isso, o outro socorrista deve realizar as compressões torácicas
Supondo que o acidente envolvesse suspeita de hemorragia interna decorrente de fratura, responda:
Que sinais e/ou sintomas a vítima poderia apresentar?
As hemorragias internas podem ser reconhecidas por perdas de volume sanguíneo não visível, analisando os principais pontos de hemorragia interna no trauma (pelve, abdômen e membros inferiores) avaliando sinais clínicos de hemorragia como tempo de enchimento capilar lentificado, pele fria e pegajosa e comprometimento do nível da qualidade de consciência. Quais seriam os procedimentos, as atitudes ou os cuidados necessários para o início do atendimento de primeiros socorros?
-Verificar a presença de dificuldade respira- tória, mantendo as vias aéreas permeáveis- -Remover as roupas do ferido no local do acidente
-Cobrir o ferimento com gaze ou pano lim- po, em caso de fratura exposta
-Nunca tente realinhar o membro ou "en- caixar" o osso, pois isto agravará a situação
-Imobilizar o segmento lesado com uma tá- bua, papelão ou madeira, antes de levar ao hospital
-Fazer uma compressão do local com panos limpos, se ocorrer hemorragia
-Encaminhar a vítima ao atendimento mé- dico
Cite medidas corretivas que podem reduzir a chance de novas ocorrências iguais ou semelhantes às citadas ou que podem reduzir a extensão dos danos à integridade e/ou à saúde dos trabalhadores.
Plano de Ação de Emergência
Utilizar os Epis corretos
Substituir escadas por andaimes com cinto de segurança.
Utilizar ferramentas adequadas para o serviço.
Sinalização do local antes do inicio das atividades
Fiscalização rígida sobre EPC e EPI
Acidente 2: lesão ocular resultante de contato com produto químico
Com base no cenário exposto, indique a necessidade (ou não) de algum tipo de isolamento do local para que novos acidentes não ocorram, mesmo envolvendo outras causas, e justifique sua resposta. Em caso positivo, informe:
• Tipo de acidente possível
• Forma(s) de realização de isolamento da área
Sim, há necessidade de isolamento


Essa pergunta também está no material:

Atividade 1 UC8
4 pág.

Segurança do Trabalho Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No cenário do acidente 1, queda de altura durante manutenção, os procedimentos corretos, em ordem cronológica, para o atendimento de primeiros socorros no atendimento pré-hospitalar são: 1. Manter a calma. 2. Verificar se há risco no local. 3. Manter o bom senso. 4. Afastar os curiosos e a aglomeração e trabalhar em equipe. 5. Antes de tomar qualquer providência para atender à vítima, é necessário avaliar o local do sinistro, pois a segurança do local é a etapa básica na prestação de primeiros socorros. Com base no cenário exposto, há necessidade de isolamento do local para evitar novos acidentes. O correto isolamento do local do acidente deve ser uma das primeiras medidas a serem tomadas se no ambiente existir um potencial para novas ocorrências. Para isso, pode-se utilizar cones ou fita zebrada e solicitar o desligamento de energia elétrica do local. No caso de suspeita de lesão na coluna cervical, a vítima poderia apresentar sinais e/ou sintomas como dor, dormência e alterações sensoriais. Os procedimentos, atitudes ou cuidados necessários para o início do atendimento de primeiros socorros seriam: abrir a boca da vítima com a técnica dos dedos cruzados, fazer uma ligeira tração na região cervical, alinhar a região cervical e, enquanto isso, o outro socorrista deve realizar as compressões torácicas. No caso de suspeita de hemorragia interna decorrente de fratura, a vítima poderia apresentar sinais e/ou sintomas como tempo de enchimento capilar lentificado, pele fria e pegajosa e comprometimento do nível da qualidade de consciência. Os procedimentos, atitudes ou cuidados necessários para o início do atendimento de primeiros socorros seriam: verificar a presença de dificuldade respiratória, mantendo as vias aéreas permeáveis, remover as roupas do ferido no local do acidente, cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo em caso de fratura exposta, nunca tentar realinhar o membro ou "encaixar" o osso, pois isso agravará a situação, imobilizar o segmento lesado com uma tábua, papelão ou madeira antes de levar ao hospital, fazer uma compressão do local com panos limpos, se ocorrer hemorragia, e encaminhar a vítima ao atendimento médico. Medidas corretivas que podem reduzir a chance de novas ocorrências iguais ou semelhantes às citadas ou que podem reduzir a extensão dos danos à integridade e/ou à saúde dos trabalhadores incluem a elaboração de um Plano de Ação de Emergência, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretos, a substituição de escadas por andaimes com cinto de segurança, a utilização de ferramentas adequadas para o serviço e a sinalização do local antes do início das atividades, além de uma fiscalização rígida sobre EPCs e EPIs. No cenário do acidente 2, lesão ocular resultante de contato com produto químico, também há necessidade de isolamento do local para evitar novos acidentes. No entanto, não foram fornecidas informações sobre o tipo de acidente possível ou as formas de realização de isolamento da área.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina