Logo Passei Direto
Buscar
O discurso político compreende várias modalidades de comunicação, por texto, imagem, desenhos, internet, cinema, TV, YouTube etc. Abaixo cinco alternativas comentando implicações dessas modalidades de discurso de poder político entre estado (governo) e população (sociedade civil). Qual dessas proposições está errada?


a) Todo discurso de poder político é autoritário: obriga e submete os cidadãos a uma vontade política.
b) As campanhas de vacinação são manifestações de uma modalidade de poder político, o biopoder, que vem a atender uma faceta dos direitos humanos: saúde.
c) Todo discurso de poder político é autoritário: obriga e submete os cidadãos a uma vontade política.
d) O discurso político pode se valer de vários recursos de comunicação, visando convencer o ouvinte.
e) Uma bandeira representa uma suposta vontade política geral, mas nem todos os que integram essa categoria sabem o que a bandeira representa.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que está errada é a letra C. A afirmação de que "Todo discurso de poder político é autoritário: obriga e submete os cidadãos a uma vontade política" é uma generalização incorreta. Nem todo discurso político é autoritário, pois existem diferentes abordagens e estilos de comunicação política, que podem variar de acordo com o contexto e os objetivos do discurso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das proposições abaixo explica corretamente essa peculiar situação?
A prática social referida aparece conceituada por um enunciado que, como tal, percorre pela diagonal vários campos discursivos distintos, que são colaterais: portanto, é a “mesma” prática em construções distintas.
É claro que essa e qualquer outra prática social pode aparecer descrita de modos distintos.
Aparece descrita de formas diferentes porque a ideia de traição tem implicações diferentes, no âmbito jurídico e no poético, por exemplo.
A prática social referida aparece conceituada por um enunciado que, como tal, percorre pela diagonal vários campos discursivos distintos, que são colaterais: portanto, é a “mesma” prática em construções distintas.
Essa é a descrição geral da traição, uma prática moralmente incorreta.
Em cada um dos campos discursivos mencionados aparece uma traição, uma diferente da outra.


a) A prática social referida aparece conceituada por um enunciado que, como tal, percorre pela diagonal vários campos discursivos distintos, que são colaterais: portanto, é a “mesma” prática em construções distintas.
b) É claro que essa e qualquer outra prática social pode aparecer descrita de modos distintos.
c) Aparece descrita de formas diferentes porque a ideia de traição tem implicações diferentes, no âmbito jurídico e no poético, por exemplo.
d) Essa é a descrição geral da traição, uma prática moralmente incorreta.
e) Em cada um dos campos discursivos mencionados aparece uma traição, uma diferente da outra.

Diz-se que a cultura é passada por discursos, mas também por imagens. Qual relação se pode estabelecer entre discurso (texto) sobre um assunto e uma figura sobre o mesmo assunto?


a) Texto e imagem não se completam, mas a relação entre eles é que deve ser estudada.
b) A imagem sempre é mais clara, elucidativa, que o texto.
c) O texto explica o conteúdo, a imagem apenas o mostra.
d) A imagem deve abranger apenas um detalhe do texto, caso contrário, seria repetição.
e) Texto e imagem não se completam, mas a relação entre eles é que deve ser estudada. Não é possível um discurso imagético, portanto, discurso é sempre o texto.

A relação entre verdade e discurso permite pensar em modalidades distintas de discurso, portanto, em diferentes “verdades”, dependendo da caracterização racional ou emocional do discurso. Abaixo, cinco proposições a respeito. Qual delas não está correta?


O discurso manifesto é o da aparência trabalhada, enquanto o latente quebra essa aparência por força da interpretação.
A construção da verdade pelo discurso, especialmente a verdade dos fatos e acontecimentos, independe de ser racional ou emocional.
Baudrillard (1992) distingue discurso racional e sedutor.
Para Baudrillard a sedução desloca o sentido do discurso, desviando-o de sua verdade.
Baudrillard remete à distinção psicanalítica entre discurso manifesto e latente.

Nesses termos, qual das alternativas abaixo está errada?


Segundo Habermas, o saber prático, por ele denominado de habitus linguístico, é o que assegura o sucesso dos políticos de massa.
Para Pierre Bourdieu não basta a competência linguística, saber jogar com as palavras, é preciso o aprendizado de um saber prático, o senso de oportunidade para o que dizer, quando e como.
Segundo Habermas, o saber prático, por ele denominado de habitus linguístico, é o que assegura o sucesso dos políticos de massa.
Essa competência linguística assegura ao falante que não importa o que ele diz, mas como o faz, portanto, trata-se de uma forma de sedução.
No cotidiano, a “verdade” do discurso político remete para o interesse do sujeito (autor falante) no convencimento do outro (ouvinte).
No discurso político, eleitoral, registra-se certo pacto entre ouvinte e falante, no qual o ouvinte desconsidera o que está sendo dito, priorizando outros aspectos do discurso, ou mesmo outros falantes concorrentes.

Mais conteúdos dessa disciplina