Buscar

O ambiente pericial é extremamente voltado à justiça, tendo em vista que a perícia persegue a solução do litígio. Numa perícia busca-se a opinião d...

O ambiente pericial é extremamente voltado à justiça, tendo em vista que a perícia persegue a solução do litígio. Numa perícia busca-se a opinião do perito. Disserte sobre a classificação das perícias.
R.: As perícias podem ser classificadas também quanto ao processo, a saber: em perícia judicial, extrajudicial e arbitral.
- Perícia judicial: é aquela realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário, por solicitação das partes (autor e réu) e por determinação do juiz.
- Perícia extrajudicial: é aquela realizada fora do âmbito do Poder Judiciário, por vontade das partes, sendo elas pessoas físicas ou jurídicas, quando não há necessidade de decisão judicial ou arbitral.
- Perícia arbitral: é aquela realizada no âmbito do juízo arbitral. A Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996, dispõe sobre a arbitragem. Qualquer pessoa capaz poderá valer-se de arbitragem, cujo objeto da lide é o direito patrimonial disponível. É o mecanismo privado de solução de litígios, sendo um meio alternativo de solução de controvérsias através da intervenção de uma ou


Essa pergunta também está no material:

Gabarito Perícia
43 pág.

Perícia Contábil Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A classificação das perícias pode ser feita de acordo com o processo em que são realizadas. Existem três tipos principais de perícia: 1. Perícia Judicial: É aquela realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário, por solicitação das partes envolvidas no litígio (autor e réu) ou por determinação do juiz. 2. Perícia Extrajudicial: É aquela realizada fora do âmbito do Poder Judiciário, por vontade das partes envolvidas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. Nesse caso, não há necessidade de decisão judicial ou arbitral para a realização da perícia. 3. Perícia Arbitral: É aquela realizada no âmbito do juízo arbitral. A Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996, dispõe sobre a arbitragem. Qualquer pessoa capaz pode recorrer à arbitragem, que é um mecanismo privado de solução de litígios. A arbitragem é um meio alternativo de solução de controvérsias, onde uma ou mais pessoas atuam como árbitros para tomar uma decisão sobre o caso. Essas são as principais classificações das perícias de acordo com o processo em que são realizadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais