Buscar

I - NOÇÕES GERAIS (Julgue os itens a seguir justificando os falsos) 1. O cumprimento da sentença consiste em uma fase do processo de conhecimento e...

I - NOÇÕES GERAIS (Julgue os itens a seguir justificando os falsos)
1. O cumprimento da sentença consiste em uma fase do processo de conhecimento e se desenvolve com o objetivo de forçar o adimplemento de obrigação reconhecida em uma decisão. (VERDADEIRO)
2. Os títulos executivos extrajudiciais estão sujeitos à execução por meio de processo autônomo. (VERDADEIRO)
3. Apesar de suas diferenças, o cumprimento da sentença dos títulos executivos judiciais e o processo de execução dos títulos executivos extrajudiciais buscam o mesmo objetivo que é a satisfação do direito do credor pelo adimplemento da obrigação. (VERDADEIRO)
4. No processo de execução dos títulos executivos extrajudiciais há a necessidade de se realizar a citação do executado devedor. (VERDADEIRO)
5. A execução dos títulos executivos judiciais se desenvolve da mesma forma que a execução dos títulos executivos extrajudiciais.(FALSO)

Justificativa: a distinção mais relevante entre a execução em título judicial ou extrajudicial reside no modo como cada uma delas tem início, pois, a execução por título judicial se realiza mediante mero requerimento do credor e o devedor não é citado, mas sim intimado, com a consequência de ser essa uma fase de mesmo processo já pendente (cumprimento de sentença), não um processo autônomo.

Ao mesmo tempo que a execução por título extrajudicial se faz em autônomo processo executivo, instaurado mediante petição inicial formalmente estruturada como tal e o executado recebe citação, não intimação.

Ademais, a execução por título judicial é suscetível de impugnação e a execução em título extrajudicial, de embargos, é mais restrita as defesas admissíveis por aquela via e mais amplas por esta.

6. Qualquer execução terá como objetivo a constrição do patrimônio do devedor para a satisfação da pretensão do credor. (FALSO)

Justificativa: não é possível se afirmar que qualquer execução terá como objetivo constranger o patrimônio do devedor. Exemplo: a obrigação de fazer não ataca o patrimônio do devedor, na veracidade, o que acontece é uma tentativa de forçá-lo a adimplir com a obrigação através de meios de coerção, multando ou adotando alguma medida que o faça cumprir com a obrigação ou alcançar o resultado prático equivalente ao adimplemento.

Nota-se tal constrição do patrimônio do devedor, somente nas obrigações de pagar quantia e de entregar coisa.

7. As regras que regulam o processo de execução autônomo apresentam aplicação subsidiária ao cumprimento da sentença dos títulos executivos judiciais. (VERDADEIRO)
8. Apesar de se desenvolver no mesmo processo de conhecimento, a fase de cumprimento da sentença exige a citação do devedor para realizar o adimplemento da obrigação.(FALSO)

Justificativa: no cumprimento de sentença, normalmente o ato que dá a ciência ao réu do início da fase e do prazo para cumprimento da obrigação – e a apresentação de eventual impugnação – é a intimação, feita na pessoa de seu advogado, levando-se em consideração que já foi citado na fase de conhecimento. 9. Tanto o cumprimento de sentença como o processo de execução autônomo realizam-se por meios de sub-rogação no sentido de constranger a liberdade do devedor. (FALSO)

Justificativa: o cumprimento de sentença, bem como o processo de execução autônomo, podem ser realizados por meio de sub-rogação – quando há a constrição do patrimônio do devedor, como se observa nas obrigações de pagar quantia ou entregar coisa – ou por meios coercitivos – execuções indiretas – para forçar o adimplemento da obrigação.

10. A decisão proferida no processo que tramita no juízo cível que reconhece a exigibilidade de uma obrigação está sujeita ao cumprimento no mesmo processo.(VERDADEIRO)


Essa pergunta também está no material:

Pesquisas Academicas - DPC II - 22023
8 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada item: 1. O cumprimento da sentença consiste em uma fase do processo de conhecimento e se desenvolve com o objetivo de forçar o adimplemento de obrigação reconhecida em uma decisão. (VERDADEIRO) 2. Os títulos executivos extrajudiciais estão sujeitos à execução por meio de processo autônomo. (VERDADEIRO) 3. Apesar de suas diferenças, o cumprimento da sentença dos títulos executivos judiciais e o processo de execução dos títulos executivos extrajudiciais buscam o mesmo objetivo que é a satisfação do direito do credor pelo adimplemento da obrigação. (VERDADEIRO) 4. No processo de execução dos títulos executivos extrajudiciais há a necessidade de se realizar a citação do executado devedor. (VERDADEIRO) 5. A execução dos títulos executivos judiciais se desenvolve da mesma forma que a execução dos títulos executivos extrajudiciais. (FALSO) Justificativa: A execução dos títulos executivos judiciais ocorre dentro do mesmo processo em que a sentença foi proferida, através do cumprimento de sentença. Já a execução dos títulos executivos extrajudiciais ocorre por meio de um processo autônomo, chamado de processo de execução. 6. Qualquer execução terá como objetivo a constrição do patrimônio do devedor para a satisfação da pretensão do credor. (FALSO) Justificativa: Nem toda execução tem como objetivo a constrição do patrimônio do devedor. Por exemplo, na obrigação de fazer, o objetivo é forçar o devedor a cumprir com a obrigação, não necessariamente atacando seu patrimônio. 7. As regras que regulam o processo de execução autônomo apresentam aplicação subsidiária ao cumprimento da sentença dos títulos executivos judiciais. (VERDADEIRO) 8. Apesar de se desenvolver no mesmo processo de conhecimento, a fase de cumprimento da sentença exige a citação do devedor para realizar o adimplemento da obrigação. (FALSO) Justificativa: No cumprimento de sentença, normalmente o ato que dá ciência ao réu do início da fase e do prazo para cumprimento da obrigação, assim como a apresentação de eventual impugnação, é a intimação, feita na pessoa de seu advogado, levando em consideração que já foi citado na fase de conhecimento. 9. Tanto o cumprimento de sentença como o processo de execução autônomo realizam-se por meios de sub-rogação no sentido de constranger a liberdade do devedor. (FALSO) Justificativa: Tanto o cumprimento de sentença quanto o processo de execução autônomo podem ser realizados por meio de sub-rogação, quando há a constrição do patrimônio do devedor, como nas obrigações de pagar quantia ou entregar coisa, ou por meios coercitivos, execuções indiretas, para forçar o adimplemento da obrigação. 10. A decisão proferida no processo que tramita no juízo cível que reconhece a exigibilidade de uma obrigação está sujeita ao cumprimento no mesmo processo. (VERDADEIRO) Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais