Logo Passei Direto
Buscar
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, identificado por alguns com a sigla ISSQN, ou simplesmente ISS, é um tributo de competência de qual ente federativo? a. Municípios e Estados. b. Municípios e do Distrito Federal. c. Estados. d. União, Estados e Municípios. e. União.
User badge image
Wellington Merlim

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN ou ISS) é um tributo que incide sobre a prestação de serviços e é de competência exclusiva dos municípios e do Distrito Federal. Analisando as alternativas: a) Municípios e Estados - Incorreto, pois o ISS não é de competência dos Estados. b) Municípios e do Distrito Federal - Correto, pois o ISS é de competência dos municípios e do Distrito Federal. c) Estados - Incorreto, pois o ISS não é de competência dos Estados. d) União, Estados e Municípios - Incorreto, pois a União não tem competência para instituir o ISS. e) União - Incorreto, pois o ISS não é um tributo da União. Portanto, a alternativa correta é: b) Municípios e do Distrito Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN ou ISS) é um tributo de competência dos Municípios e do Distrito Federal. Portanto, a alternativa correta é: b. Municípios e do Distrito Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ou ISS, é um tributo de competência dos Municípios e do Distrito Federal. Portanto, a alternativa correta é a letra B) Municípios e do Distrito Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para os efeitos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operação que:
a. Modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçoe para o consumo.
b. Remete à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.
c. Cause o transporte interestadual do produto para que o mesmo seja aperfeiçoado.
d. Modifique sua aparência física apenas, deixando-o mais estético, mesmo que não o aperfeiçoe para o consumo.
e. Não altere a estrutura básica do produto em si, mas que apenas o melhora ou aperfeiçoa-o.

A “Legislação Tributária” é entendida como o conjunto de normas que envolvem assuntos tributários. Quanto ao conceito de Tributo, assinale as alternativas que correspondem as características com suas respectivas definições:
Escolha uma opção:
I. "Prestação pecuniária": são as prestações que asseguram ao Estado os meios financeiros de que necessita para a consecução de seus objetivos;
II. "compulsória": o tributo nasce independentemente da vontade do contribuinte;
III. "em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir": a incidência do tributo é um ato lícito (difere-se de “penalidade”). As penalidades pecuniárias ou multas não se incluem no conceito de tributo. A multa por infração fiscal é considerada sanção pela prática de ato ilícito e, portanto, não é tributo;
IV. "que não constitua sanção de ato ilícito": não existe a figura do pagamento do tributo, que não em moeda corrente do país;
V. "instituída por lei": a cobrança é administrativa e privativa, não pode ser realizada por outra pessoa e deve ser vinculada;
VI. "cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada": só a lei pode instituir o tributo, ou seja, nenhum tributo será exigido sem que a lei o estabeleça, conforme assegura o Art. 150, Inciso I, da CF.
a. I, III, IV, e VI são corretas.
b. II e III são corretas.
c. I, II, III e V são corretas.
d. I e II apenas são corretas.
e. I, II, III, IV, V e VI são corretas.

Se a arrecadação tributária for insuficiente ou mal administrada, há enorme risco de que os serviços prestados com essas receitas sejam falhos ou necessitem de um financiamento por mecanismos alternativos e muito mais perigosos para a saúde financeira do Estado. No caso da emissão de papel-moeda, como alternativa de financiamento do Estado, uma das consequências é:
Escolha uma opção:
a. A chamada Deflação, que acontece também quando os preços de produtos e serviços caem em determinado período.
b. O efeito denominado de Insatisfação, que ocorre quando a população de determinado país está inseguro e incerta com o Estado.
c. A tão “famosa” ebulição, que refere-se a fuga dos consumidores internos para o mercado externo, o que favorece a importação.
d. A tão “famosa” inflação, pois a emissão e a circulação de moeda ocorrem em maior nível com relação ao volume de bens e serviços produzidos pelo Estado.
e. A inflação, que acontece também quando os preços de produtos e serviços caem em determinado período.

Sempre que possível os impostos terão caráter pessoal, segundo a capacidade econômica do contribuinte, ou seja, deve haver a aplicação da Capacidade Contributiva. Dentre os exemplos abaixo, assinale a alternativa que exemplifica a aplicação da Capacidade Contributiva.
Escolha uma opção:
a. O Imposto de Renda é um grande exemplo da situação na qual são cobrados mais impostos das empresas e cidadãos que têm mais capacidade contributiva economicamente, diminuindo a carga dos de menores rendas.
b. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), na qual é cobrado mais imposto das empresas e cidadãos que têm mais capacidade contributiva economicamente, diminuindo a carga dos de menores rendas.
c. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é um exemplo, pois independente de qual seja o serviço prestado, será retido uma contribuição de 5% sobre o valor do serviço prestado.
d. O ICMS e o IPI são exemplos, pois tais impostos são aferidos com alíquota progressiva, ou seja, esses impostos devem onerar mais aquele que detiver maior riqueza tributária.
e. O Imposto de Renda não é um exemplo da situação na qual são cobrados mais impostos das empresas e cidadãos, uma vez que há uma alíquota (%) única, independente de quem seja o contribuinte.

De acordo com o art. 46 do Código Tributário Nacional, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é de competência da União, sobre produtos industrializados. Resumidamente são três os fatos geradores do IPI. Quanto a isto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
I - o desembaraço aduaneiro, caso o produto seja de procedência estrangeira;
II - a saída do produto industrializado do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial;
III - a arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.
a. I, II e III estão corretas.
b. II apenas é correta.
c. I e III apenas estão corretas.
d. II e III estão corretas.
e. I e II são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina