Buscar

Os patógenos que atacam os tecidos são, primeiramente, atacados pelos macrófagos residentes nesses tecidos. Assim que o macrófago é ativado, ocorre...

Os patógenos que atacam os tecidos são, primeiramente, atacados pelos macrófagos residentes nesses tecidos. Assim que o macrófago é ativado, ocorre produção e liberação de citocinas que possuem ação local e sistêmica. Com relação à resposta contra os agentes patogênicos, assinale abaixo quais os principais efeitos produzidos por essas citocinas.


Recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.

Essa pergunta também está no material:

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA ATIVIDADE 4
6 pág.

Mecanismos de Agressão e Defesa Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As citocinas produzidas pelos macrófagos ativados possuem diversos efeitos na resposta contra os agentes patogênicos. Alguns dos principais efeitos são: 1. Recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção: As citocinas atraem outras células do sistema imunológico, como neutrófilos e linfócitos, para o local da infecção, auxiliando na defesa contra os patógenos. 2. Ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico: As citocinas estimulam outras células do sistema imunológico, como linfócitos T e B, a se ativarem e se diferenciarem em células especializadas na resposta imune, aumentando a eficácia da defesa. Esses são alguns dos principais efeitos das citocinas produzidas pelos macrófagos ativados na resposta imunológica contra os patógenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais