Cada investidor possui objetivos específicos, assim como diferentes níveis de tolerâncias ao risco. Esses e outros fatores permitem a definição do perfil dos investidores, que pode ser classificado, por exemplo, como conservador, moderado ou arrojado. Sobre esses perfis, é verdadeiro afirmar:
O perfil moderado é aquele que prima pelo menor risco. O perfil dinâmico costuma demandar retorno no curto prazo. O perfil conservador busca o equilíbrio entre risco e retorno. O perfil dinâmico é também denominado arrojado ou agressivo. O perfil conservador busca resultados no médio e longo prazo. A) O perfil moderado é aquele que prima pelo menor risco. B) O perfil dinâmico costuma demandar retorno no curto prazo. C) O perfil conservador busca o equilíbrio entre risco e retorno. X D) O perfil dinâmico é também denominado arrojado ou agressivo. E) O perfil conservador busca resultados no médio e longo prazo.
Gerenciar os riscos é um dos pilares para o sucesso financeiro de uma empresa, o que consiste em identificá-los e determinar planos de ações para amenizá-los. Os riscos podem classificados como:
Risco sistemático e risco variável. Risco não sistemático e sistemático. Risco sistemático e risco não diversificável. Risco e retorno. Risco não sistemático e risco variável. A) Risco sistemático e risco variável. X B) Risco não sistemático e sistemático. C) Risco sistemático e risco não diversificável. D) Risco e retorno. E) Risco não sistemático e risco variável.
Os investimentos são realizados com o intuito de obtenção de retornos. No mercado, há muitos títulos e ações negociadas com retornos esperados diferentes. Assim, há de se esperar que os riscos também sejam diferentes, pois quanto maior o risco de um investimento, maior deverá ser seu retorno esperado. Nesta premissa investidores mais conservadores podem optar por quais tipos de investimento?
Fundos alavancados. Fundos de Investimento em Direitos Creditórios. Títulos do governo. Títulos de crédito privado. Ações. A) Fundos alavancados. B) Fundos de Investimento em Direitos Creditórios. X C) Títulos do governo. D) Títulos de crédito privado. E) Ações.
As curvas demonstradas no gráfico representam a dispersão dos resultados de cada um dos dois investimentos. A dispersão é um fator diretamente associado ao risco de um investimento, sendo que, quanto maior a dispersão (variação nos resultados), maior será o risco, considerando esta afirmativa e avaliando o gráfico a seguir, é correto afirmar:
Os investimentos A e B possuem resultados com dispersões diferentes, mas mesmo nível de risco. Não é possível tirar qualquer conclusão sobre o nível de risco dos investimentos A e B, pois o gráfico mostra apenas o comportamento dos resultados esperados. A) Os investimentos A e B possuem resultados com dispersões diferentes, mas mesmo nível de risco. B) Não é possível tirar qualquer conclusão sobre o nível de risco dos investimentos A e B, pois o gráfico mostra apenas o comportamento dos resultados esperados.