Buscar

As técnicas de semeadura servem para inocular o microrganismo nos meios de cultura. De acordo com os tipos de meios, recipientes (tubo de ensaio ou...

As técnicas de semeadura servem para inocular o microrganismo nos meios de cultura. De acordo com os tipos de meios, recipientes (tubo de ensaio ou placa de Petri) e análises desejados, existe uma técnica de semeadura adequada.

Assinale a alternativa correta quanto às técnicas de semeadura em meios de cultura bacteriológicos:

A. 

A semeadura em meio sólido inclinado é utilizada para se verificar a motilidade bacteriana. O ágar citrato Simmons é um meio sólido inclinado e deve ser semeado com um fio de platina, por meio de picagem no centro do meio até 2/3 da altura do tubo.

B. 

A semeadura em meio semissólido em tubo é utilizada para estocagem das bactérias e avaliação de crescimento bacteriano. É feito um movimento em estria com a alça bacteriológica na superfície do meio.

C. 

A semeadura por esgotamento é utilizada para isolamento de colônias bacterianas. Primeiro, faz-se uma única estria em toda a superfície do ágar com uma alça bacteriológica, e depois faz-se um estriamento (semelhante a um osso de peixe).

D. 

A semeadura pour-plate é indicada para a obtenção de colônias isoladas e a quantificação do crescimento bacteriano em placa. Uma solução bacteriana é misturada ao ágar fundido e depois solidificado em placa de Petri.

E. 

A semeadura para quantificação é utilizada para quantificação do crescimento bacteriano em placa. Primeiro, deposita-se o material em um ponto da superfície do meio com alça bacteriológica; depois, distende-se em movimento de estrias com o auxílio da alça; rotaciona-se e repete-se o processo em mais dois ou três setores da placa.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. A semeadura "pour-plate" é indicada para a obtenção de colônias isoladas e a quantificação do crescimento bacteriano em placa. Nessa técnica, uma solução bacteriana é misturada ao ágar fundido e depois solidificado em placa de Petri.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais