Buscar

As enterobactérias pertencentem à família Enterobacteriaceae, sendo alguns membros as espécies Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Citrobacte...

As enterobactérias pertencentem à família Enterobacteriaceae, sendo alguns membros as espécies Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Citrobacter freundii, Shigella flexneri, Enterobacter aerogenes, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis. Caracterizam-se por serem bacilos Gram-negativos, anaeróbios facultativos, fermentadores de glicose, oxidase-negativos e redutores de nitratos a nitritos. Essas características as diferenciam de outros grupos de bactérias. Entretanto, para se fazer a distinção entre as espécies dessa família, é necessário realizar testes bioquímicos específicos. Por exemplo, o ágar tríplice açúcar ferro (TSI), utilizado para diferenciação de bacilos Gram-negativos, permite analisar o perfil de fermentação dos carbo-hidratos glicose, lactose e sacarose e a capacidade da bactéria de produzir sulfeto de hidrogênio (H2S) e gás carbônico (CO2).

Veja a seguinte situação:

A partir dos resultados encontrados e da tabela do perfil bioquímico das três bactérias, responda às seguintes perguntas:

a) Qual técnica de semeadura você utilizou na inoculação das bactérias no ágar TSI?

b) Os tubos A, B e C continham quais espécies de bactérias? Justifique sua resposta.


💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Gonçalves

a) Devem ter sido inoculadas com um fio de platina, fazendo picagem até o fundo do tubo, e depois com uma estria na superfície.

Importante notar que a técnica de semeadura do meio TSI é uma exceção à regra, por se tratar de um meio sólido inclinado (a regra para meios sólidos inclinados é semear com alça bacteriológica por estria na superfície, enquanto a regra em meios semissólidos é por picagem profunda).


b) 

- Tubo A: S. typhimurium.

Justificativa: superfície vermelha e base amarela indicam fermentação positiva apenas para glicose (essa bactéria não fermenta lactose nem sacarose). Produz H2S, conforme observado pelo precipitado negro. A formação de gás é variável e, nesse caso, não formou bolhas.

- Tubo B: E. coli.

Justificativa: superfície e base amarelas indicam fermentação positiva para glicose, lactose e/ou sacarose. Não produz H2S; por isso, não foi observado precipitado negro. A formação de gás é positiva para essa bactéria e foi observada pela formação de bolhas.

Tubo C: C. freundii

Justificativa: superfície e base amarelas indicam fermentação positiva para glicose, lactose e/ou sacarose. Produz H2S, conforme observado pelo precipitado negro. A formação de gás é variável e, nesse caso, não formou bolhas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais