Logo Passei Direto
Buscar
A tireoide pode ter sua função alterada por vários medicamentos de uso frequente na prática clínica. Os fármacos que influenciam a função da tireoide se dividem em diferentes classes; marque a alternativa que apresenta corretamente pelo menos 3 classes desses fármacos.


1. Correta: Fármacos que alteram a secreção de hormônio tireoidiano, fármacos que diminuem a absorção da tiroxina e citocinas.
2. Fármacos que diminuem a secreção de tireotrofina, fármacos que aumentam a absorção da tiroxina e citocinas.
3. Fármacos que aumentam a secreção de tireotrofina, fármacos que inibem o transporte de tiroxina e triiodotironina e citosinas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a número 3: "Fármacos que aumentam a secreção de tireotrofina, fármacos que inibem o transporte de tiroxina e triiodotironina e citocinas." Esses são exemplos de fármacos que podem influenciar a função da tireoide.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto abaixo:

“A diarreia é uma doença muito comum. As fezes muito frequentes e muito líquidas da diarreia aguda são uma expressão repentina da doença do trato digestivo que geralmente dura menos de uma semana. Em muitos casos, a diarreia aguda é mais do que uma mudança incidental nos hábitos intestinais e impõe a interrupção das atividades normais, o confinamento no leito ou mesmo a hospitalização para restaurar o equilíbrio de líquidos e eletrólitos. Embora muitos medicamentos possam causar constipação no homem, a medicina tradicional selecionou preparações de ópio para o alívio eficaz da diarreia e disenteria. Os compostos ativos dessas preparações produzem efeitos que são desnecessários para esse objetivo terapêutico, como analgesia, ou mesmo altamente questionáveis, como depressão respiratória e dependência.”

AWOUTERS, F.; NIEMEGEERS, C. J. E.; JANSSEN, P. A. J. Pharmacology of antidiarrheal drugs. Annual review of pharmacology and toxicology, v. 23, n. 1, p. 279-301, 1983.

A especificidade antidiarreica é um conceito-chave na farmacologia de medicamentos com propriedades antidiarreicas. Considerando as informações no texto, marque a opção que apresenta as principais classes de drogas antidiarreicas.


1. Corticosteroides, bloqueadores de secreção intestinal e agentes osmóticos.
2. Bloqueadores de secreção intestinal, agentes osmóticos e inibidores de encefalinase.
3. Agentes osmóticos, lubrificantes e os estimulantes.
4. Bloqueadores de canais de cálcio, corticosteroides e fármacos antissecretores.
5. Correta: Inibidores do trânsito intestinal, bloqueadores de canais de cálcio e fármacos antissecretores.

Leia o excerto abaixo:

“O ibudilast é um inibidor da fosfodiesterase relativamente não seletivo que é comercializado há quase 20 anos no Japão para o tratamento da asma. Mais recentemente, verificou-se que possui atividade anti-inflamatória no sistema imunológico periférico e no sistema nervoso central por atenuação das células da glia. Essa atividade anti-inflamatória direcionada ao sistema nervoso central é de uso potencial no tratamento da multiplasclerose, dor neuropática e na eficácia e segurança aprimoradas dos opioides, diminuindo a tolerância, a retirada e o reforço dos opioides. Sua farmacocinética adequada e geralmente boa tolerabilidade fazem dele um potencial tratamento promissor para essas condições.”

ROLAN, P.; HUTCHINSON, M. R.; JOHNSON, K. W. Ibudilast: a review of its pharmacology, efficacy and safety in respiratory and neurological disease. Expert opinion on pharmacotherapy, v. 10, n. 17, p. 2897-2904, 2009.

Uma grande variedade de fármacos está disponível para o tratamento de doenças do aparelho respiratório. Utilizando informações do texto, marque a alternativa que descreve corretamente características de fármacos utilizados para essa finalidade.


1. Os estudos de farmacologia do sistema respiratório avaliam exclusivamente o potencial de drogas administradas sistemicamente.
2. Doenças infecciosas respiratórias são relativamente raras de se encontrar e podem ser tratadas com uma ampla variedade de medicamentos.
3. Anestésicos exercem um efeito compressivo significativo nos nervos motores respiratórios.
4. As drogas mais usadas para tratar o trato respiratório são respectivamente drogas antitussígenas e os descongestionantes.
5. Correta: As drogas geralmente usadas para tratar o trato respiratório incluem broncodilatadores e anti-inflamatórios.

Utilizando informações presentes no texto, marque a opção que descreve o uso correto de fármacos vasoativos.


1. Agentes vasopressores eficazes no aumento da pressão e vasodilatadores promovem reduções nas pressões de enchimento ventricular.
2. Os vasopressores promovem a vasodilatação arterial e venosa, determinando a redução da pré e pós-carga e o aumento do débito cardíaco.
3. A utilização de drogas vasoativas no suporte farmacológico tem se limitado à otimização do débito cardíaco.
4. Incorreta: Os agentes vasodilatadores eficazes no aumento da pressão arterial nos estados de choque vasodilatador são a noradrenalina e a epinefrina.
5. Recentemente, terlipressina e metaraminol foram investigados por suas propriedades vasodilatadoras.

Considerando as informações disponíveis no texto acima, assinale a alternativa que indica corretamente 3 classes distintas de laxantes geralmente utilizados.


1. Bloqueadores de canais de cálcio, agentes osmóticos e estimulantes.
2. Hidrofóbicos, bloqueadores de canais de cálcio e estimulantes.
3. Agentes osmóticos, estimulantes e bloqueadores de canais de sódio.
4. Correta: Agentes de volume, agentes osmóticos e estimulantes.