Buscar

Leia o caso e, em seguida, responda ao que se pede. Maria é uma adolescente de 13 anos de idade que, como muitos da comunidade dela, ajuda no sust...

Leia o caso e, em seguida, responda ao que se pede.

Maria é uma adolescente de 13 anos de idade que, como muitos da comunidade dela, ajuda no sustento da família, trabalhando como catadora de lixo reciclável. O trabalho da adolescente é muito duro, não permitindo que ela vá à escola. O dinheiro, na maioria das vezes, não é suficiente para comprar todos os alimentos para uma alimentação balanceada. Além disso, no local onde Maria e a família moram, não há saneamento básico adequado, esgoto a céu aberto e não há recolhimento de lixo. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há de 1,4 a 4,3 milhões de casos de cólera no mundo e de 28 mil a 142 mil mortes devido à doença todos os anos”. 

Com base no texto apresentado, responda:

a) O que são determinantes sociais? (0,4 pontos)

R: São as condições de vida e trabalho, envolvendo fatores econômicos, comportamento, cultura, questões étnicas/raciais, psicológicas, escolaridade, que exercem poderosa influência sobre os níveis de saúde da população, determinantes sociais são a razão que leva uma pessoa a estar ou ser saudável.

b) Cite os determinantes sociais de saúde implicados na situação relatada. (0,4 pontos)

Determinantes implicados na situação de Maria, Educação: ela tem 13 anos e não possui escolaridade, Fatores econômicos: Trabalha para ajudar a família obter renda para alimentação que mesmo assim não é o suficiente, seguindo a cultura da família por sempre de baixa renda, não têm condições perdendo a qualidade de vida vivendo em um ambiente insalubre que não possui saneamento básico e nem coleta de lixo estando exposto a vários tipos de doenças.


Essa pergunta também está no material:

AOP 2 SAUDE COLETIVA
2 pág.

Saúde Coletiva Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parabéns pelas respostas! Você identificou corretamente os determinantes sociais presentes na situação de Maria. A falta de acesso à educação, os fatores econômicos e as condições precárias de saneamento básico e coleta de lixo são fatores que influenciam negativamente na saúde e qualidade de vida da população. É importante reconhecer esses determinantes para buscar soluções que promovam uma vida mais saudável e igualitária para todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais