Para Piaget, os universais lingüísticos são reflexos das estruturas cognitivas universais; o conhecimento lingüístico de uma criança em um determinado momento reflete as estruturas cognitivas que foram desenvolvidas antes e que determinam este conhecimento (cf. Piaget & Inhe1der 1976). Seu interesse não é pela linguagem per se, mas a linguagem como porta para a cognição. Aqui nos deteremos nos aspectos de sua teoria relativos à aquisição da linguagem. Os estudos cognitivistas sobre aquisição da linguagem foram desenvolvidos por seus seguidores. Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo passa por períodos, estágios: sensório-motor (zero a dezoito meses), pré-operatório (dois a sete anos), operações concretas (7 a 12 anos) e operações formais. Os estágios piagetianos são universais (gerais e invariáveis) e, em cada um, a criança desenvolve capacidades necessárias para o estágio seguinte, provocando mudanças qualitativas no desenvolvimento. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, JL Introdução à lingüística, v. 2, 2002. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. Os elementos caracterizados como universais lingüísticos são consequências das estruturas cognitivas universais, segundo Piaget. II. Os estágios sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais são etapas pelas quais passa o desenvolvimento cognitivo da criança, conforme Piaget. III. Em cada um dos estágios descritos por Piaget, a criança desenvolve capacidades necessárias para o estágio seguinte, provocando mudanças qualitativas em seu desenvolvimento.
Sobre a hipótese maturacional de aquisição da linguagem, é correto o que se afirma em:
Os parâmetros de maturação da linguagem estão atrelados à questão do estímulo (condições observáveis do meio) e resposta (comportamentos verbais específicos). Os fatores sociais ou cognitivos podem modificar a aquisição da linguagem e a aquisição da linguagem pode modificar o desenvolvimento cognitivo e social. Na aquisição da linguagem, os fatores interdependentes – biológicos, sociais, linguísticos etc. – afetam o curso do desenvolvimento da aquisição da linguagem. Durante o processo de aquisição da linguagem feito pela criança, leva-se em conta somente os aspectos comportamentais observáveis e mensuráveis. Os parâmetros estão programados geneticamente para serem fixados em diferentes estágios de maturação, de maneira gradual. a) Apenas a afirmativa 1 está correta. b) Apenas a afirmativa 2 está correta. c) Apenas a afirmativa 3 está correta. d) Apenas a afirmativa 4 está correta.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmacoes e a relação proposta entre elas.
I. As teorias lingüísticas assumem que propriedades das gramáticas das línguas naturais constituem informação que faz parte da dotação biológica da espécie, restringindo enormemente o conjunto de hipóteses passíveis de serem feitas a partir de dados lingüísticos. II. A criança não parte para a identificação uma gramática que não tem as propriedades das gramáticas das línguas naturais. a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c) As asserções I e II são proposições falsas. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos principais problemas da proposta de Skinner no que diz respeito à linguagem é a aquisição do léxico.
PORQUE
II. Skinner tratava os nomes próprios como "resposta sob controle" e esse controle era a referência, a denotação de algo; no entanto, ficava faltando, para a língua, o significado, a conotação. O problema na aquisição do léxico é que ela acaba por obscurecer a diferença entre referência e significado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
É correto o que se afirma, quanto aos dados aos quais as crianças estão expostas nos estágios iniciais da aquisição da linguagem:
I. A criança está exposta a dados da fala que podem ser informativos e estão centrados nas propriedades da fala dirigidas. II. A criança, efetivamente, não está exposta a dados significativos no período de aquisição até que chegue à etapa de alfabetização. III. Os dados a que as crianças estão expostas consolidam as propriedades da fala e da escrita a ser adquirida pelas crianças ao longo de sua aprendizagem forma da língua materna. I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas.
Diante do exposto, qual é a definição de alfabetização e de letramento definida no texto acima?
Alfabetização não é o processo de aquisição da linguagem e letramento é o processo de aprendizagem da fala. Alfabetização e letramento são sinônimos e definem o processo institucional de aprendizagem da escrita. A letramento se caracteriza como a aquisição do código alfabético e alfabetização é definido como práticas sociais de leitura e escrita. A alfabetização se caracteriza como a aquisição do código alfabético e letramento é definido como práticas sociais de leitura e escrita. Alfabetização é o processo de aquisição da linguagem e letramento é o processo de aprendizagem da escrita.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O objetivo principal de uma teoria sobre aquisição da linguagem certamente deve ser o levantamento de hipóteses acerca do modo como a criança consegue adquiri uma língua. II. Uma teoria sobre aquisição da linguagem deve se desdobrar em dois objetivos específicos: descobrir como se constrói a cognição humana e estabelecer os entraves relacionados aos problemas de aquisição, performance e aprendizagem da língua. III. Como a língua define o indivíduo como sujeito, uma teoria da aquisição da linguagem pode levar a conhecer mais sobre a subjetividade humana. I, II e III. III, apenas. I e III II, apenas. I e II, apenas.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. Chomsky argumenta que o conhecimento da língua é sempre passível de observação direta. II. O processo de aquisição da linguagem não é estabelecido apenas pelas variáveis externas ao organismo, pois o indivíduo tem parte nesse processo. III. Para Chomsky (1965), não era apenas uma teoria racionalista que conseguiria dar conta da aquisição da gramática de uma língua: seria necessário mais do que isso em termos teóricos e descritivos. II apenas.
e uma teoria racionalista conseguiria dar conta da aquisição da gramática de uma língua, ou seja, justamente o oposto que a afirmação III traz como informação.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas. I, II e III. III, apenas. I e II, apenas.