Buscar

O Iluminismo (séc. XVIII) é considerado fundamental para o estabelecimento do pensamento científico moderno, tal como o conhecemos hoje. Analise as...

O Iluminismo (séc. XVIII) é considerado fundamental para o estabelecimento do pensamento científico moderno, tal como o conhecemos hoje. Analise as afirmacoes a seguir sobre esse movimento histórico:

I. Antes a explicação dos fenômenos que aconteciam no mundo físico, dada pelas religiões, era pautada em crenças sobrenaturais, dogmas e mitos.
II. Para o Iluminismo, o conhecimento somente poderia ser considerado verdadeiro se fosse evidente pela razão e não pelos sentidos.
III. O Iluminismo hostilizava qualquer pensamento religioso e revelação sobrenatural.
IV. Segundo o Iluminismo, os problemas humanos seriam solucionados somente por meio da razão, com vistas a alcançar um ideal de progresso.
a) I, II, III e IV.
b) I e II.
c) I, II e III.
d) I, somente.
e) II e III.

Essa pergunta também está no material:

Adg1 - Metodologia Científica - A
3 pág.

Artes Visuais Unopar AraguaínaUnopar Araguaína

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I, II e III. No Iluminismo, houve uma mudança significativa na forma de pensar e buscar conhecimento. As afirmativas I, II e III estão corretas: I. Antes do Iluminismo, as explicações dos fenômenos naturais eram baseadas em crenças religiosas, dogmas e mitos. Com o Iluminismo, houve uma valorização da razão e da ciência como formas de explicar o mundo físico. II. O Iluminismo defendia que o conhecimento verdadeiro deveria ser baseado na razão, e não apenas nos sentidos. Ou seja, a verdade deveria ser evidente e comprovada pela lógica e pelo pensamento racional. III. Embora o Iluminismo tenha criticado alguns aspectos da religião, não se pode dizer que ele hostilizava qualquer pensamento religioso ou revelação sobrenatural. O movimento buscava uma separação entre religião e Estado, mas não negava completamente a existência de crenças religiosas. Portanto, a alternativa correta é a letra c) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais