Buscar

O Iluminismo (séc. XVIII) é considerado fundamental para o estabelecimento do pensamento científico moderno, tal como o conhecemos hoje. Analise as...

O Iluminismo (séc. XVIII) é considerado fundamental para o estabelecimento do pensamento científico moderno, tal como o conhecemos hoje. Analise as afirmacoes a seguir sobre esse movimento histórico:

I. Antes a explicação dos fenômenos que aconteciam no mundo físico, dada pelas religiões, era pautada em crenças sobrenaturais, dogmas e mitos.

II. Para o Iluminismo, o conhecimento somente poderia ser considerado verdadeiro se fosse evidente pela razão e não pelos sentidos.

III. O Iluminismo hostilizava qualquer pensamento religioso e revelação sobrenatural.

IV. Segundo o Iluminismo, os problemas humanos seriam solucionados somente por meio da razão, com vistas a alcançar um ideal de progresso.

Estão corretas as afirmativas:


a) I, II, III e IV.
b) I e II.
c) I, II e III.
d) I, somente.
e) II e III.

Essa pergunta também está no material:

Adg1 - Metodologia Científica
2 pág.

Pedagogia Universidade Metropolitana de SantosUniversidade Metropolitana de Santos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas sobre o Iluminismo são: a) I, II e IV. Justificativa: I. Antes a explicação dos fenômenos que aconteciam no mundo físico, dada pelas religiões, era pautada em crenças sobrenaturais, dogmas e mitos. Essa afirmativa está correta, pois o Iluminismo criticava a explicação dos fenômenos naturais baseada em crenças religiosas e defendia a razão como forma de conhecimento. II. Para o Iluminismo, o conhecimento somente poderia ser considerado verdadeiro se fosse evidente pela razão e não pelos sentidos. Essa afirmativa também está correta, pois o Iluminismo valorizava a razão como forma de conhecimento e criticava a valorização dos sentidos. III. O Iluminismo hostilizava qualquer pensamento religioso e revelação sobrenatural. Essa afirmativa está incorreta, pois o Iluminismo não hostilizava a religião, mas sim a utilização da religião como forma de explicação dos fenômenos naturais. IV. Segundo o Iluminismo, os problemas humanos seriam solucionados somente por meio da razão, com vistas a alcançar um ideal de progresso. Essa afirmativa está correta, pois o Iluminismo defendia a razão como forma de solucionar os problemas humanos e alcançar o progresso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais