A urinálise de rotina envolve diversas disciplinas laboratoriais, como bioquímica, microscopia e microbiologia. Cada uma dessas etapas possui uma utilidade clínica, envolvendo triagem, diagnóstico, monitoramento e prognóstico de doenças. Sobre as etapas da urinálise, ordene os itens a seguir: I- Urocultura, quando solicitado ou quando há suspeita de infecção urinária. II- Análise química. III- Análise microscópica. IV- Análise física. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da análise de urina:
A I - III - II - IV. B III - I - IV - II. C I - II - IV - III. D I - IV - II - III.
A A ingestão de água torna a urina mais diluída e diminui a concentração dos sais insolúveis, inibindo a formação dos cálculos renais. B Os fatores que favorecem a formação de cálculos incluem: desidratação, alta ingestão de carnes e sódio na dieta. C Os cálculos renais estão associados à diminuição da concentração urinária de seus constituintes, já que eles precipitam e são eliminados na urina. D A alteração do pH da urina facilita a precipitação de algumas substâncias que iniciam a formação de cálculos renais.
Em indivíduos saudáveis, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A determinação do pH urinário contribui na detecção de distúrbios eletrolíticos sistêmicos de origem metabólica ou respiratória, já que os pulmões e os rins são os principais reguladores do equilíbrio acidobásico do organismo. Sobre os fatores que podem interferir no pH da urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dietas ricas em frutas, vegetais e legumes ajudam a manter a urina alcalina. ( ) Níveis elevados de bicarbonato na urina contribuem para tornar a urina ácida. ( ) A avaliação precisa do pH urinário deve ser realizada em uma amostra recém-coletada.