Buscar

“Se para o desenvolvimento do povo brasileiro é innegavel que tem concorrido tres castas bem distinctas de homens, o americano, o europêo e o afric...

“Se para o desenvolvimento do povo brasileiro é innegavel que tem concorrido tres castas bem distinctas de homens, o americano, o europêo e o africano, cada uma representando um motor, cuja força entra na proporção do numero e da capacidade intellectual respectiva, (...) Se o sangue portuguez, como caudaloso rio, absorve os tenues confluentes das raças americana e ethiopica, d’essa promiscuidade todavia deve resultar alguma cousa de novo e peculiar na organisação social.”

(IHGB (1847) “Parecer acerca das memórias sobre o modo pelo qual se deve escrever a historia do Brasil”. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Livro de fontes de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010, pp. 106-107).

Texto 2:

“O português do século XV era fragueiro, abstêmio, de imaginação ardente, propenso ao misticismo, caráter independente, não constrangido pela disciplina ou contrafeito pela convenção; o seu falar era livre, não conhecia rebuços nem eufemismos de linguagem. (...)Ao português estranho ao continente cumpre juntar o negro, igualmente alienígena. A importação começou desde o estabelecimento das capitanias e avultou nos séculos seguintes, primeiro por causa da cultura da cana, mais tarde por causa do fumo, das minas, do algodão e do café. Depois da supressão do tráfico em 1850, o café provocou deslocamentos consideráveis na distribuição interna; o mesmo efeito produziu a Abolição.”

(ABREU, Capistrano de. Capítulos de história colonial: 1500-1800. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998, p. 29)

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:

I. Tanto o IHGB quanto Capistrano de Abreu defendiam que os portugueses foram os grandes condutores da formação social brasileira. Apesar de reconhecerem a importância dos negros e indígenas, foram os europeus que iniciaram o país.

II. Capistrano de Abreu (1853-1927) seguiu tanto o direcionamento do IHGB quanto o de Karl Friederich Philip von Martius (1794-1868), ao enfatizar as três raças como fundadoras da sociedade brasileira.

III. O português descrito no texto 2 corresponde ao homem do século XV, menos evoluído e civilizado do que os negros e os índios. Por isso que, para Abreu, houve uma construção linear do Brasil, com os europeus como intermediários culturais.

IV. O IHGB baseava sua definição sobre os portugueses a partir da ideia de civilização e barbárie. A Instituição acreditava em uma organização social mestiça, mas havia um propósito evolutivo em apontar a História brasileira.

É correto o que se afirma em: 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas nos textos, podemos avaliar as afirmações da seguinte forma: I. Tanto o IHGB quanto Capistrano de Abreu defendiam que os portugueses foram os grandes condutores da formação social brasileira. Apesar de reconhecerem a importância dos negros e indígenas, foram os europeus que iniciaram o país. Essa afirmação está incorreta. Os textos mencionados não afirmam que os portugueses foram os únicos condutores da formação social brasileira. Eles reconhecem a contribuição das três raças (americana, europeia e africana) na formação da sociedade brasileira. II. Capistrano de Abreu (1853-1927) seguiu tanto o direcionamento do IHGB quanto o de Karl Friederich Philip von Martius (1794-1868), ao enfatizar as três raças como fundadoras da sociedade brasileira. Essa afirmação está incorreta. Capistrano de Abreu seguiu uma linha de pensamento própria e não necessariamente seguiu o direcionamento do IHGB ou de Karl Friederich Philip von Martius. III. O português descrito no texto 2 corresponde ao homem do século XV, menos evoluído e civilizado do que os negros e os índios. Por isso que, para Abreu, houve uma construção linear do Brasil, com os europeus como intermediários culturais. Essa afirmação está incorreta. O texto 2 descreve características do português do século XV, mas não afirma que ele era menos evoluído e civilizado do que os negros e os índios. Além disso, não há menção a uma construção linear do Brasil com os europeus como intermediários culturais. IV. O IHGB baseava sua definição sobre os portugueses a partir da ideia de civilização e barbárie. A Instituição acreditava em uma organização social mestiça, mas havia um propósito evolutivo em apontar a História brasileira. Essa afirmação está correta. O IHGB baseava sua definição sobre os portugueses a partir da ideia de civilização e barbárie, reconhecendo a organização social mestiça no Brasil. A instituição tinha um propósito evolutivo ao estudar a História brasileira. Portanto, a resposta correta é: IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais