Buscar

A expressão “crédito tributário” utilizado no art. 175 do CTN tem o mesmo conteúdo de significação para a isenção e para a anistia? Justificar.

Essa pergunta também está no material:

seminario_i_modulo_ii_gustavo_de_sousa_lopes_dLLYX0leDa (1)
5 pág.

Direito Tributário I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No artigo 175 do Código Tributário Nacional (CTN), a expressão "crédito tributário" não tem o mesmo conteúdo de significação para a isenção e para a anistia. A isenção é uma forma de benefício fiscal em que determinadas pessoas ou situações são dispensadas do pagamento de um tributo específico. Nesse caso, o crédito tributário não é constituído, ou seja, não há a obrigação de pagamento do tributo. Já a anistia é uma forma de perdão ou remissão de um crédito tributário já constituído. Ou seja, o crédito tributário já existe, mas é perdoado ou remitido, extinguindo a obrigação de pagamento. Portanto, a isenção e a anistia são institutos diferentes, e a expressão "crédito tributário" no artigo 175 do CTN não tem o mesmo significado para ambos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina