Tanto na Idade Média quanto no período renascentista, o homem apresentava concepções com relação às ideias que circulavam. Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a 'idade das trevas'. No período compreendido como Renascimento, confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Período medieval. II- Período renascentista. ( ) Foi um movimento intelectual com forte aversão ao princípio da autoridade. Pregava a pesquisa, a observação e a crítica. ( ) Os fenômenos naturais ou acontecimentos estariam atrelados a uma explicação originada nos desígnios divinos, sendo que o pensamento teocêntrico obtinha maior força, e o poder advinha da Igreja. ( ) Durante esse período, ocorreu a disseminação do humanismo. ( ) O sucesso nos negócios dependia da observação, do raciocínio e do cálculo, e não da intervenção divina. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - I - I - II. B I - II - I - I. C I - II - I - II. D II - I - II - II.
José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol que atuou na catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta. O trabalho do Padre José de Anchieta na catequese dos índios foi importante po
Que teve um papel pedagógico. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Para a comunicação com os índios, o religioso se expressava somente em língua portuguesa. B Anchieta desconsiderou e ignorou o gosto que os nativos nutriam pela dança e suas crenças. C As peças de teatro eram utilizadas com um objetivo cultural e versavam sobre a mitologia grega. D Em encenações de caráter religioso, transmitiam conceitos religiosos, morais e éticos.
A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural. Foi em cidades como Florença, Gênova e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Gênova e Veneza tinham relação comercial direta com árabes e bizantinos. Ambas são importantes cidades portuárias. ( ) Acumulou riquezas obtidas com o comércio; sendo assim, formou-se uma poderosa classe de ricos mercadores, banqueiros e poderosos senhores, que investiam grandes somas em dinheiro na arte, em troca de reconhecimento e prestígio. ( ) O constante contato dos italianos com os árabes e bizantinos era por meio do comércio. Com base nesse fato, foi possível o acesso, pelo povo italiano, às obras clássicas desses povos. ( ) Artistas de diversas localidades se deslocavam à Itália em busca de poderosos, conhecidos como mecenas, para que estes financiassem suas obras.
Uma das principais características da literatura, na Idade Média, é a importância dada aos temas religiosos. Monges e integrantes do alto clero escreviam os textos e os livros da época. Como a maioria da população não sabia ler, esta literatura ficava restrita aos integrantes do clero e da nobreza, ou seja, a Igreja era a guardiã da verdade divina, controlando, assim, a vida das pessoas. Sendo assim, a influência da Igreja sobre essa produção foi fundante para que se evidenciasse uma visão teocêntrica. Nessa época, difundiram-se as novelas de cavalaria, as quais se originam das narrativas de assuntos guerreiros. Sobre as características das novelas de cavalaria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( ) As novelas de cavalaria não continham autoria e evidenciavam propaganda das Cruzadas. ( ) As novelas de cavalaria objetivavam estimular a fé cristã e promover apoio da população ao movimento. ( ) As novelas de cavalaria tiveram grande influência sobre os hábitos e os costumes da população.
Acompanhado de seis discípulos, Inácio de Loyola, espanhol, figura de grande dimensão espiritual e humana, pronuncia em Montmartre (Paris) votos de pobreza e castidade, formando um novo instituto religioso, a Companhia de Jesus. Sobre a Companhia de Jesus, sua expansão e ideais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Companhia de Jesus, uma Ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola em 1540, tinha por objetivo expandir a fé e os dogmas cristãos. ( ) O primeiro colégio da Companhia de Jesus teve início na cidade de Messina, na Sicilia, no século XVI. Logo após, houve outra fundação em Roma, na qual Inácio de Loyola ensinava Filosofia, Teologia e outras disciplinas, como Gramática e Retórica. ( ) No século XVI, os jesuítas deram início a um programa de ensino, baseado em regras e métodos, que deveriam ser observados pelos docentes dos colégios e pelas escolas ao encargo da Companhia de Jesus. Era este o Ratio Studiorum.
Sobre o contexto literário da Europa medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O clero, no momento, possuía muito poder, pois detinha consideráveis extensões de terra e dedicação à política. ( ) Em 1198 e 1216, foi a época em que ocorreu o poder máximo da Igreja Medieval. ( ) Pode-se afirmar que no mundo medieval não existia liberdade religiosa, sendo a Igreja a guardiã da verdade divina. A V - F - V. B F - V - V. C V - V - V. D V - F - F.