Buscar

O conceito de raça atualmente deixou de ser biológico e passou a ser histórico, político e social. O preconceito se justifica pelas diferenças, que...

O conceito de raça atualmente deixou de ser biológico e passou a ser histórico, político e social. O preconceito se justifica pelas diferenças, que mesmo quando não existem naturalmente, são inventadas para dificultar o acesso dos diferentes aos espaços. As diferenças percebidas entre “nós” e os “outros” constituem o ponto de partida para a formação de diversos tipos de preconceitos, de práticas de discriminação e de construção das ideologias delas decorrentes. Sobre o tema da diversidade étnica, pode-se afirmar que:


1. os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
2. os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
3. alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
4. as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
5. a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.

Essa pergunta também está no material:

AVA3
11 pág.

Psicomotricidade Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas sobre o tema da diversidade étnica, podemos fazer as seguintes considerações: 1. A primeira afirmação está correta. Grupos de indivíduos que compartilham uma história comum, laços linguísticos e culturais são considerados pertencentes da mesma etnia. No entanto, é importante ressaltar que a etnia não é um conceito biológico, mas sim social e cultural. 2. A segunda afirmação está incorreta. Os termos raça, etnia e cultura não têm o mesmo significado analítico no contexto brasileiro. Raça refere-se a uma construção social que foi historicamente utilizada para justificar a hierarquia entre diferentes grupos étnicos. Etnia refere-se a um grupo de pessoas que compartilham características culturais, linguísticas e históricas. Cultura refere-se aos padrões de comportamento, crenças, valores e costumes compartilhados por um grupo. 3. A terceira afirmação está incorreta. Elementos culturais como o futebol, comidas típicas e carnaval podem ser objetos de análise sociológica, pois revelam aspectos da sociedade, incluindo desigualdades existentes nas relações sociais. 4. A quarta afirmação está completamente incorreta. Classificar as populações indígenas como primitivas é um equívoco baseado em estereótipos e preconceitos. As populações indígenas possuem culturas ricas e complexas, com conhecimentos tradicionais e modos de vida adaptados ao ambiente em que vivem. 5. A quinta afirmação está correta. A chegada dos japoneses em 1908 e a construção de uma nova identidade nacional através de suas associações civis, educativas e religiosas foram marcos importantes nas relações inter-raciais no Brasil. Portanto, as afirmações corretas são a primeira e a quinta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina