Buscar

CASO CLÍNICO #1 Paciente do sexo feminino, 6 anos, é trazida ao pronto-socorro com queixa de tosse e febre há 3 dias. Hoje amanheceu mais prostrada...

CASO CLÍNICO #1
Paciente do sexo feminino, 6 anos, é trazida ao pronto-socorro com queixa de tosse e febre há 3 dias. Hoje amanheceu mais prostrada e cansada. Realizou radiografia de tórax para avaliação de pneumonia.

Figura 1. Radiografia de Tórax (PA). Fonte: Acervo Medway.

DISCUSSÃO
Vamos começar por partes. Acredito que todos nós conseguimos observar uma alteração, certo? Existe uma área do pulmão que deveria estar preta (aerada), mas está branca (opacificada).

Quando estamos diante de um aumento da atenuação do parênquima pulmonar, ou seja, o pulmão está mais branco, podemos tentar estreitar ainda mais nossa interpretação. O primeiro passo é determinar se este aumento de atenuação é focal (restrito a uma única parte do pulmão) ou difuso (em todos os campos dos pulmões).

Neste caso, observamos que a opacidade é focal, beleza?

Estamos diante, portanto, do nosso primeiro padrão radiológico: o aumento focal da atenuação. Dentro deste padrão radiológico podemos incluir algumas alterações que podem ajudar bastante no diagnóstico diferencial dos nossos pacientes: as consolidações, as atelectasias e os nódulos ou massas.
Consolidação: representam o preenchimento completo dos alvéolos pulmonares. Este preenchimento geralmente consiste em líquido e células inflamatórias nas pneumonias, principalmente bacterianas, mas também pode ocorrer no edema pulmonar (por líquido) ou na hemorragia alveolar (por sangue), por exemplo. A principal característica das consolidações que auxiliam a diferenciá-la das atelectasias é a presença de brônquios pérvios no seu interior (broncogramas aéreos) e a manutenção do volume do pulmão normal no segmento acometido
Atelectasia: representa o colapso ou colabamento dos alvéolos pulmonares, causado por obstrução do brônquio nutridor ou por restrição à expansão destes alvéolos. As principais características das atelectasias que auxiliam a diferenciar das consolidações são: ausência de broncogramas aéreos e a redução do volume do lobo acometido, o que costuma repuxar as estruturas adjacentes
Nódulos e massas: são aumentos focais da densidade, arredondados e bem delimitados. Por definição chamamos de massas as lesões maiores que 3 cm e de nódulos as menores que 3 cm

Figura 2. Recortes de radiografias de tórax mostrando exemplos de aumento da atenuação focal: consolidação na imagem da esquerda, atelectasia na imagem central e nódulo na imagem da direita. Fonte: Acervo Medway.

Já podemos voltar para o nosso caso. Você consegue perceber que estamos diante de uma consolidação? Veja que o parênquima pulmonar opacificado tem volume mantido (lobo superior direito) e tem broncogramas aéreos de permeio: a cara da consolidação.

Figura 3. Consolidação no lobo superior direito. Fonte: Acervo Medway.
Se estamos diante de uma menininha de 6 anos, com um quadro clínico sugestivo de infecção pulmonar e uma imagem com uma consolidação lobar, fica fácil! Estamos diante de uma pneumonia. Veja que o padrão radiológico mais a clínica fecham o diagnóstico.

Fique tranquilo, vamos estudar em detalhes as infecções pulmonares nos módulos à frente. Preocupe-se em revisar os padrões radiológicos com aumento focal da atenuação.


Essa pergunta também está no material:

Padroes Radiologicos
28 pág.

Semiologia Médica Centro Universitário FacisaCentro Universitário Facisa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você compartilhou um caso clínico, mas não fez uma pergunta específica. Como posso ajudar?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais