Buscar

Umas das características marcantes da história política brasileira é o processo recente de democratização. A redemocratização se deu em um contexto...

Umas das características marcantes da história política brasileira é o processo recente de democratização. A redemocratização se deu em um contexto de crise econômica experienciado na ditadura militar. Ao longo do regime militar ocorreu o chamado milagre econômico devido ao significativo crescimento nos indicadores da economia brasileira, porém no fim da década de 1970 e início dos anos 1980 o país se encontrava em crise. Reflexo desses cenários, o processo de redemocratização, segundo Kinzo (2001), pode ser dividido em três fases: a primeira entre 1974 e 1982, a segunda entre 1982 e 1985 e a terceira entre 1985 e 1990. Sobre a redemocratização, analise as sentenças a seguir:

Na primeira fase, uma nova lei permitiu a criação de novos partidos, dando fim ao bipartidarismo.
Na segunda fase o presidente Tancredo Neves foi eleito de forma direta com voto popular como resultado do movimento Diretas Já!
A Constituição de 1998 foi um marco para a terceira fase ao consolida
A F - F - V.
B V - F - F.
C F - V - V.
D V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Presencial 1 (AV1)
12 pág.

Ciências Políticas e Teoria do Estado Parigot De Souza C E Ef M ProfisParigot De Souza C E Ef M Profis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) V - F - F. Na primeira fase, uma nova lei permitiu a criação de novos partidos, dando fim ao bipartidarismo. Na segunda fase, o presidente Tancredo Neves foi eleito de forma indireta, não direta, como resultado do movimento Diretas Já! E a Constituição de 1988, não 1998, foi um marco para a terceira fase ao consolidar a redemocratização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais