O objetivo da reorganização realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e que resultou na criação do ramo Trabalho Produção de Bens e Serviços (TPBS), foi agrupar as cooperativas que se destinam à prestação de serviços especializados a terceiros ou à produção em comuns de bens, a exemplo das cooperativas de artesanato, material reciclável, professores, engenheiros agrônomos, entre ouras categorias laborais. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base, de acordo com a Lei 12.690/12 as cooperativas de trabalho podem ser divididas em diferentes setores. Abaixo, analise os setores que de fato têm atuação das cooperativas de trabalho e escolha a opção correta. I) de lazer entretenimento - quando formada por cooperados que atuam com atividades turísticas. II) de produção - quando formada por cooperados que contribuem com seu trabalho na produção de bens em comum e a cooperativa detém os meios de produção a qualquer título; III) de serviço - quando constituída por cooperados com foco na prestação de serviços especializados a terceiros, mas sem os pressupostos da relação de emprego. IV) de comércio - quando os cooperados produzem bens de consumo e comercializam de forma individual. V) de assistência especializada - quando formada por cooperados que atuam com assistência técnica. Afirmativas II e III, apenas
Na história do cooperativismo de crédito do Brasil, uma reforma importante foi instituída pelo Banco Central, por meio da Lei 4.595/64, e pelas normas da política financeira do Governo Federal, principalmente o Decreto-Lei 59/66. Tal reforma estabeleceu o controle direto das cooperativas de créditos e caixas rurais pela comissão Bancária e de Crédito Rural do Conselho Monetário Nacional (CMN). A centralização dos depósitos bancários cooperativos em bancos particulares, sob o controle do Banco Central do Brasil, também mudou, proibindo as cooperativas de se autodenominar “banco”. Em 1996, as cooperativas conquistam a permissão para constituição de bancos cooperativos, surgindo, na época, o Banco Cooperativo Sicredi e o Banco Sicoob. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às normativas do cooperativismo de crédito no Brasil: ( ) A reforma estabelecida pelo Banco Central em 1964 permitiu que as cooperativas de crédito fossem controladas pela comissão Bancária e de Crédito Rural do Conselho Monetário Nacional. ( ) A centralização dos depósitos bancários cooperativos em bancos particulares foi uma mudança estabelecida pelo Decreto-Lei 59/66. ( ) As cooperativas de crédito foram proibidas de se autodenominar “banco” após a reforma de 1964. ( ) A permissão para constituição de bancos cooperativos foi conquistada pelas cooperativas em 1996. R: V, V, V, V
( ) O cooperativismo de crédito, além de atender à Lei 5764/71, também é regulamentado por leis complementares e pelas Resoluções do Banco Central do Brasil.
( ) A Resolução 3106/2003 foi uma conquista importante para o ramo, já que autorizou a livre admissão de associados nas cooperativas de crédito.
( ) Por meio da Lei 5764/71, as cooperativas de crédito passaram a submeter-se às regras fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Basil (BCB), destinadas a todas as instituições financeiras.
( ) A Resolução n.º 4.434/15, definiu novo perfil do cooperado e autorizou a livre admissão de associados nas cooperativas de crédito.
( ) Resolução n.º 4.434/15, definiu uma nova classificação para as cooperativas de crédito, ampliando as possibilidades de expansão.