Buscar

2. Os laços de família, o passado e a memória são marcas recorrentes na poesia de Drummond tão bem exemplificadas no poema Retrato de família. Sobr...

2. Os laços de família, o passado e a memória são marcas recorrentes na poesia de Drummond tão bem exemplificadas no poema Retrato de família. Sobre esse poema:

a) explique o sentido da metáfora “empoeirado” nas duas ocorrências: “retrato [...] empoeirado” (1ª estrofe) e “olhos empoeirados” (12ª estrofe).
b) estabeleça uma relação entre a sexta e as três últimas estrofes, a partir do sentido levantado para a metáfora “empoeirado”.

Essa pergunta também está no material:

Portugues3_Musica
5 pág.

Português Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) No poema "Retrato de família", a metáfora "empoeirado" é utilizada para transmitir a ideia de algo antigo, esquecido e coberto de poeira. Na primeira estrofe, a expressão "retrato empoeirado" sugere que a imagem da família retratada está desgastada pelo tempo, perdendo sua nitidez e brilho. Já na 12ª estrofe, a expressão "olhos empoeirados" indica que os olhos das pessoas retratadas estão cheios de lembranças antigas, memórias que foram acumuladas ao longo do tempo. b) A relação entre a sexta e as três últimas estrofes pode ser estabelecida a partir do sentido levantado para a metáfora "empoeirado". A sexta estrofe menciona a "poeira do tempo" que cobre a imagem da família, remetendo à ideia de que as lembranças e histórias do passado estão obscurecidas e esquecidas. Nas três últimas estrofes, o poeta reflete sobre a importância de resgatar essas memórias, de desvendar o passado e reconstruir a história familiar. A metáfora "empoeirado" reforça a necessidade de remover essa camada de esquecimento e trazer à tona as lembranças e conexões familiares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais