Buscar

Questão 4/10 - Fundamentos Teóricos da Literatura Leia o excerto de texto a seguir: “A tradição teórica considera a literatura como una e própria,...

Questão 4/10 - Fundamentos Teóricos da Literatura
Leia o excerto de texto a seguir:

“A tradição teórica considera a literatura como una e própria, presença imediata, valor eterno e universal; a tradição histórica encara a obra como outro, na distância de seu tempo e de seu lugar. Em termos de hoje ou de ontem, falar-se-á de sincronia [...] e de diacronia [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. p. 14.
A partir da leitura do excerto de texto citado e das reflexões presentes no texto-base da aula 1 da disciplina Fundamentos Teóricos da Literatura, sobre o entendimento de o que é literatura, analise as assertivas a seguir:

I. A literatura passou a ser vislumbrada a partir de diversas facetas, valorizando o quanto ela não se resume apenas a imitar ou ficcionalizar uma dada realidade.
PORQUE
II. A concepção da crítica e da teoria literária passaram a buscar uma finalidade para o texto literário.
A Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
D As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
E A afirmativa I é falsa, e a afirmativa II é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

GABARITO-02-FUNDAMENTOS-TEORICOS-LITERATURA
61 pág.

Literatura Centro Universitário Internacional UninterCentro Universitário Internacional Uninter

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da leitura do excerto de texto citado e das reflexões presentes no texto-base da aula 1 da disciplina Fundamentos Teóricos da Literatura, podemos analisar as assertivas a seguir: I. A literatura passou a ser vislumbrada a partir de diversas facetas, valorizando o quanto ela não se resume apenas a imitar ou ficcionalizar uma dada realidade. II. A concepção da crítica e da teoria literária passaram a buscar uma finalidade para o texto literário. A resposta correta é a alternativa C) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais