Buscar

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados de monitoramento por satélite em agosto de 2020. De acordo com esses números, a f...

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados de monitoramento por satélite em agosto de 2020. De acordo com esses números, a floresta amazônica continua sendo destruída em ritmo acelerado no Brasil, a taxa de desmatamento aumentou 34% no período de agosto de 2019 a julho de 2020. Nesses 12 meses, mais de 9,2 mil quilômetros quadrados da floresta foram ao chão. Em agosto de 2018 a julho de 2019, foram 6,8 mil quilômetros quadrados de mata derrubada, que já havia aumentado cerca de 50% em comparação ao ano anterior. O gráfico a seguir mostra dados levantados pelo programa Deter – trata-se de um sistema rápido de monitoramento com base em imagens de satélite de média resolução, cujo objetivo é detectar desmatamentos em tempo real e levar alertas para as autoridades a respeito de prováveis procedimentos ilícitos em andamento contra o meio ambiente.


Gráfico 1 - Variação mensal de área desmatada

Fonte: Escobar, 2021.


O gráfico 1 mostra dados levantados pelo programa Deter – trata-se de um sistema rápido de monitoramento com base em imagens de satélite de média resolução, cujo objetivo é detectar desmatamentos em tempo real e levar alertas para as autoridades a respeito de prováveis procedimentos ilícitos em andamento contra o meio ambiente.

ESCOBAR, Herton. Desmatamento da Amazônia dispara de novo em 2020. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2021.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Sabe-se, de maneira comprovada, que grande parte das derrubadas na Amazônia acontecem à margem da lei, com algum tipo de irregularidade associada. Além disso, os estudos apontam que o desmatamento ilegal tem relação íntima com a especulação e grilagem de terras públicas na região.

 

PORQUE

 

A análise do gráfico demonstra que no intervalo de meses entre 2018 e 2019, o contexto era favorável à preservação da floresta amazônica, em razão da baixa incidência de derrubadas em decorrência da exploração ilegal da região.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é a justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:


As asserções I e II são falsas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais