Buscar

Erro de português  Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O port...

Erro de português 


Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena! Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português

(ANDRADE, Oswald. Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, s.d. p. 177.)


Não podemos desconsiderar nosso passado histórico colonial, o qual nos imprimiu marcas que repercutem até hoje em nossa escrita. Observando o texto de Oswald de Andrade, podemos claramente observar que: 

*

1 ponto


a) A ação de ocupação da terra acontece por ação da Metrópole (Portugal) para com a Colônia (Brasil) de uma forma jocosa e dialógica.


b) Com humor e irreverência, o autor ironiza a inocência dos primeiros habitantes da Colônia (Brasil) que aceitam a investida da Metrópole (Portugal).


c) Temos um problema histórico instaurado a partir de uma dicotomia sol e chuva, o qual gerou a ação lusitana em terras brasileiras de forma decisiva.


d) Há uma dicotomia estabelecida entre duas forças com o mesmo imaginário e equânimes valores morais e sociais, estabelecendo uma correlação de ânimos.


e) Tanto ameríndios quanto europeus são pertencentes aos mesmos grupos formadores de um povo, sem prevalência de um sobre o outro.