Buscar

Chaïm Perelman (1912-1984) nasceu na Polônia, mas passou a maior parte da vida em Bruxelas (Bélgica), onde estudou e lecionou. Sua tese argumentati...

Chaïm Perelman (1912-1984) nasceu na Polônia, mas passou a maior parte da vida em Bruxelas (Bélgica), onde estudou e lecionou. Sua tese argumentativa se desenvolve evitando os excessos tanto do positivismo como do ceticismo e do relativismo radical. Sobre a


a) O pensamento de Perelman defende que a argumentação jurídica deve ser baseada apenas em critérios lógicos e racionais, excluindo qualquer elemento subjetivo.
b) Perelman critica a ideia de que o direito é um sistema fechado e completo, afirmando que a argumentação jurídica deve levar em consideração os valores e as circunstâncias específicas de cada caso.
c) Segundo Perelman, a argumentação jurídica deve ser baseada exclusivamente em regras e princípios estabelecidos pelo legislador, sem espaço para interpretações ou considerações pessoais.
d) Perelman defende que a argumentação jurídica deve ser baseada em critérios subjetivos e emocionais, pois o direito é uma construção social e não pode ser reduzido a regras e princípios.

Essa pergunta também está no material:

3 SIMULADO OAB
26 pág.

Oab Universidade São FranciscoUniversidade São Francisco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Perelman critica a ideia de que o direito é um sistema fechado e completo, afirmando que a argumentação jurídica deve levar em consideração os valores e as circunstâncias específicas de cada caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais